A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou neste sábado que o Brasil foi uma das quatro seleções agraciadas com um convite para participar do Mundial Masculino de Basquete, após fracassar na tentativa de garantir presença no torneio através do torneio classificatório. Finlândia, Grécia e Turquia receberam as outras vagas da entidade.
Com a definição das equipes convidadas, o Mundial de Basquete, marcado para a Espanha, Agota tem todos os seus 24 participantes definidos. São eles: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Croácia, República Dominicana, Egito, Finlândia, França, Grécia, Irã, Coreia do Sul, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Porto Rico, Senegal, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos.
No ano passado, sem seus principais nomes na NBA, a seleção brasileira fez campanha pífia na Copa América, foi eliminada precocemente e não obteve a classificação para o Mundial, deixando a sua participação no torneio dependendo da definição dos convites. Neste sábado, porém, a equipe foi chamada para participar do Mundial, torneio que nunca ficou de fora por sequer uma edição.
Os interessados em conquistar uma vaga no Mundial tinham que realizar uma contribuição financeira para a Fiba, o que provocou a desistência de alguns países, como a Itália e a Alemanha. Décimo colocado no ranking, o Brasil aceitou a exigência e agora foi convidado para participar do torneio, que venceu duas vezes, em 1959 e 1963.
Além do Brasil, a Fiba optou por duas seleções europeias bem ranqueadas – Grécia e Turquia ocupam o quinto e o sétimo lugar, respectivamente – e pela Finlândia, apenas a 39ª colocada. Assim, acabaram ficando de fora países tradicionais, como a Rússia e a China.
O Mundial de Basquete, na Espanha, será disputado entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro. O sorteio das chaves do torneio será realizado na próxima segunda-feira, em Barcelona.