Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Comitê Paraolímpico Brasileiro-CPB estará realizando, juntamente com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, o Open Paraolímpico de Atletismo e Natação. Esta é a penúltima oportunidade internacional que o País terá para a conquista de vagas nos Jogos Paraolímpicos de Atenas.
Entre os atletas brasileiros, dois nadadores de Curitiba, que fazem parte da seleção permanente do CPB, irão buscar resultados para o Brasil: Fabiano Machado (medalhista paraolímpico) e Moisés Domingos Batista (está entre os melhores nadadores paraolímpicos do Brasil). Após o Open, as atletas irão para o último evento internacional do ano: Parapanamericano de Mar del Plata, em dezembro.
Estima-se que aproximadamente 400 pessoas estejam no Open, entre elas, atletas, técnicos, dirigentes, acompanhantes e imprensa. Quanto aos esportistas brasileiros, além dos integrantes das seleções permanentes do CPB, outros atletas serão convidados, conforme os critérios para participação no Open Paraolímpico de Atletismo e Natação, definidos pelo CPB.
A realização de eventos internacionais como este no Brasil, além de divulgar e incentivar a prática esportiva entre os atletas portadores de deficiência, também dá a possibilidade para o País se firmar no cenário esportivo paraolímpico mundial, confirmando a sua capacidade de organizar eventos de alto nível e garantindo com isto sua inclusão no calendário oficial do Comitê Paraolímpico Internacional-IPC.
O Open preparará os brasileiros para o Parapanamericano, mostrando uma perspectiva real das possibilidades atuais e futuras. Esta competição é sancionada pelo IPC e os resultados serão reconhecidos e aceitos para sua comprovação junto às coordenações de atletismo e natação do IPC.
Reavaliação dos Atletas
Além de participar do Open, os atletas também estarão sendo reavaliados na Escola Paulista de Medicina, entre os dias 1 e 4 de novembro. O CPB, até maio de 2004, depois de realizar os Jogos Paraolímpicos do Brasil, estará anunciando a delegação brasileira que irá defender o País em Atenas. Agora qualquer ajuste e todos os resultados são bem-vindos. No Open e no Parapanamericano de Mar del Plata os atletas estarão assegurando e aumentando as vagas para o Brasil. Por esse motivo, visando o sucesso dos desportistas no Parapanamericano, o CPB realizará com suas equipes permanentes de atletismo e natação as reavaliações físicas, psicológicas, médicos e nutricionais.