Brasil quer sediar o Mundial feminino de basquete

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou que o Brasil, a Autrália e a Turquia são os países candidatos a sediar o Mundial feminino de 2014 da modalidade.

Os três aspirantes entregaram a documentação sobre o interesse de organizar a competição antes de 31 de julho, data limite imposta pela entidade, e poderão defender sua candidatura até março de 2011, quando o Comitê Central da Fiba revisará os projetos e tomará uma decisão.

O Brasil é o país que mais sediou o torneio entre mulheres, quatro vezes, incluindo a segunda edição, realizada em 1957, e a última, em 2006. Além disso, organizou dois Mundiais masculinos e um sub-19.

A Austrália já organizou a competição feminina de 1994, ano do único título da seleção brasileira.

O outro concorrente, a Turquia, receberá o Mundial masculino entre 28 de agosto e 12 de setembro deste ano, além de já ter sediado dois Campeonatos Europeus.

A Fiba também anunciou que França, Irã e Lituânia mostraram seu interesse em receber o Mundial Sub-17 masculino, enquanto o último país também aspira ao feminino da categoria junto a Romênia, Sri Lanka e Holanda.