O Brasil começou mal o Pré-Olímpico Mundial Masculino de Handebol. Nesta sexta-feira, na estreia do torneio, em Gotemburgo, na Suécia, a seleção brasileira foi derrota pelos donos da casa pelo placar de 25 a 20. A competição, que reúne quatro times e segue até domingo em turno único, garante duas vagas olímpicas para os Jogos de Londres.

continua após a publicidade

A equipe brasileira, treinada pelo espanhol Javier Cuesta, volta à quadra no sábado com a obrigação de vencer a Hungria para seguir sonhando em ir para os Jogos Olímpicos. Isso porque os húngaros abriram o quadrangular nesta sexta-feira vencendo a Macedônia por 28 a 26. Uma derrota do Brasil, aliada à provável vitória dos anfitriões sobre os macedônios já definiria as duas vagas do torneio para Suécia e Hungria.

O Brasil disputa o Pré-Olímpico porque não conseguiu a vaga direta distribuída à América nos Jogos Pan-Americanos. Na ocasião, em Guadalajara, perdeu a decisão para a Argentina e viu os maiores rivais se garantirem em Londres.

A derrota desta sexta-feira não é nenhuma surpresa, uma vez que a Suécia é a maior escola do handebol masculino no mundo. Apesar de não conquistar nenhum título desde 1999, os suecos estão no segundo lugar do ranking mundial. A Hungria atualmente aparece em sétimo, o Brasil é o 26.º e a Macedônia a 32.º.

continua após a publicidade