A seleção brasileira feminina de basquete decepcionou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Apesar do amplo favoritismo na semifinal, o Brasil jogou muito mal nesta segunda-feira e perdeu para Porto Rico por 69 a 68. Assim, vai disputar nesta terça apenas a medalha de bronze no Pan.

continua após a publicidade

Depois da surpreendente vitória sobre o Brasil, Porto Rico espera a definição de seu adversário na final, que sairá na noite desta segunda-feira, na outra semifinal do torneio, entre México e Colômbia – quem perder enfrenta a seleção brasileira na disputa pela medalha de bronze.

Diante de Porto Rico, que não tem nenhuma expressão no basquete feminino, o Brasil era favorito. Mesmo porque, vinha embalado por uma campanha perfeita no Pan, com vitórias sobre Canadá, Jamaica e Colômbia. Mas falhou muito, tanto defesa quanto no ataque, e acabou perdendo.

No começo do jogo, o Brasil parecia que teria uma vitória tranquila. Chegou a abrir 8 a 0 no placar, mas, aos poucos, Porto Rico conseguiu se recuperar. Para isso, a seleção porto-riquenha contou com o fraco aproveitamento brasileiro nos arremessos de quadra – acertou apenas 32%.

continua após a publicidade

Mesmo com a reação adversária, o Brasil terminou os dois primeiros quartos em vantagem. Mas Porto Rico foi melhor na terceira parcial e, diante dos seguidos erros brasileiros, assumiu a liderança do placar. E, na hora decisiva, as porto-riquenhas tiveram mais eficiência.

O Brasil ainda teve duas boas chances para ganhar o jogo. Na primeira, o arremesso de Damiris não entrou. Mas a posse de bola voltou para a seleção brasileira. Aí, faltando apenas 1,4 segundo para o final, Damiris teve outra chance para arremessar, mas errou novamente.

continua após a publicidade

 

Uma das estrelas do Brasil, a ala Iziane jogou apenas 13 minutos e ficou no banco nos minutos finais da partida. Mesmo assim, terminou com 14 pontos. Já a pivô Érika, a principal jogadora brasileira, errou muito e conseguiu fazer apenas dois pontos – também pegou 15 rebotes.

Assim, a cestinha brasileira foi a ala Silvia, que marcou 16 pontos – apesar dos dois erros no final, Damiris também foi bem, com 15 pontos. Mas a maior pontuadora da partida foi mesmo de Porto Rico: Jazmine Sepulveda conseguiu 22 pontos e comandou a vitória histórica.