Basiléia – A seleção brasileira encerrou, ontem, a sua nada brilhante temporada de 2006 com algumas certezas e várias dúvidas para o próximo ano, quando terá, entre outros compromissos, a Copa América e os primeiros jogos das Eliminatórias para o Mundial de 2010. A vitória por 2 a 1 sobre a Suíça, na Basiléia, confirmou que o meia Elano é importante para o esquema do técnico Dunga, assim como o sempre lúcido Kaká.

continua após a publicidade

O treinador deve ter percebido também que Ronaldinho Gaúcho, em forma, merece ser titular e que precisará de alternativas para as laterais.

Para Dunga, que assumiu o comando da seleção após o fracasso na Copa do Mundo da Alemanha, o saldo é positivo. Ele permanece invicto. Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate. Mas o trabalho de garimpar novos jogadores deve continuar, não só para a seleção principal como, também, para a equipe olímpica que tentará vaga nos Jogos de Pequim/2008.

O meio-campo da seleção pecou, principalmente no primeiro tempo, pela ansiedade. Dudu Cearense e o estreante Fernando foram bem na marcação – Dudu fez algumas faltas mais violentas -, mas erraram passes fáceis na ânsia de tocar rapidamente a bola. Kaká e Elano estiveram bem na criação, embora o segundo tenha exagerado nas faltas. Robinho teve participação discreta no ataque e Rafael Sóbis não apareceu.

continua após a publicidade

Mas o Brasil abriu com facilidade 2 a 0 sobre a Suíça, que havia saído da Copa sem sofrer gols. Primeiro, com Luisão escorando de cabeça escanteio cobrado por Elano. Depois, com Kaká aproveitando trapalhada do goleiro Zuberbühler, que chutou a bola em cima de um zagueiro, deixando o rebote para o brasileiro.

Na etapa final, Dunga fez várias alterações e o ritmo caiu. Ronaldinho Gaúcho entrou aos 16 minutos e fez boas jogadas. A partida estava sob controle até Maicon marcar contra, tirando a bola das mãos de Helton, após cruzamento da direita. Animados, os suíços pressionaram pelo empate.

continua após a publicidade

Dunga elogia

?Gostei, como empenho, marcação, embora sempre podemos melhorar, com um pouco mais de atitude de nossos jogadores?, disse o sempre exigente técnico Dunga, depois da vitória do Brasil.

Mas ele não deixou de reclamar: ?No segundo tempo caímos um pouco, talvez porque fizemos várias substituições?, lembrou Dunga.