Jogando pela terceira rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, a Seleção Brasileira não passou de um empate diante do Peru, neste domingo em na cidade de Lima. O meia Kaká abriu o marcador para o Brasil, enquanto que Vargas igualou para os peruanos. O resultado deixa a seleção canarinho com cinco pontos, na terceira colocação entre as dez seleções que disputam as eliminatórias sul-americanas.
Com o empate deste domingo, o selecionado verde e amarelo mantém a série de resultados sem vitória no continente. Já são mais de três anos sem vencer fora do país. A O último triunfo aconteceu em outubro de 2004, quando a equipe então dirigida por Carlos Alberto Parreira superou a Venezuela por 5 a 2, em Maracaibo.
Mesmo diante de um público superior a 70 mil espectadores no estádio Monumental, o selecionado do técnico Dunga começou dominando a partida. Com Robinho buscando jogo na intermediária de ataque e com Kaká, em sua regularidade, distribuindo as jogadas pelo miolo da zaga, o Brasil levou mais perigo para a meta adversária.
Numa das melhores oportunidades do Brasil, Ronaldinho Gaúcho, cobrando falta, mandou pra área e Maicon cabeceou pra fora, assustando o goleiro Diego Penny.
Com certa liberdade no meio, Kaká monopolizava as investidas brasileiras, já que os alas Maicon e Gilberto eram pouco acionados. Numa bela jogada trabalhada pelo meia do Milan, Robinho recebeu na área, mas chutou em cima do arqueiro peruano.
E foi justamente com Kaká que a Seleção tirou o zero do placar. Aos 40 minutos, Maicon tocou pra Kaká, que dominou e aproveitou o quique da bola para emendar um "pombo sem asa" no canto esquerdo do goleiro Penny. A bola tocou na trave antes de balançar as redes.
O Brasil teve a chance de ampliar, ainda no fim da primeira etapa. O próprio Kaká, depois de receber de Ronaldinho, invadiu a área, cortou o zagueiro e tentou colocar de perna esquerda. O goleiro Penny se esticou para evitar o segundo tento brasileiro.
No segundo tempo, a forte marcação de ambas as equipes prevaleceu e o Peru aproveitou a falha da zaga para igualar o marcador.
A equipe da casa, que voltou disposta a vender caro o resultado para a seleção pentacampeã, quase empatou com Farfán, que recebeu na entrada da área, mas concluiu fraco nas mãos de Júlio Cesar.
Pouco depois o torcedor local pôde comemorar. Numa bola espirrada na intermediária, Vargas bateu pro gol, Lúcio desviou a trajetória da bola e enganou Júlio Cesar.
Com a igualdade e percebendo a falta de movimentação de Vagner Love no ataque, além da forte marcação que chegou a anular as investidas de Robinho, Dunga preferiu substituí-los por Luis Fabiano e Elano, respectivamente. As alterações adaptaram a forma de atuação do Brasil ao panorama do jogo, que passou a ficar cada vez mais truncado.
Entretanto, as equipes seguiram tocando a bola sem muita objetividade. O Brasil, no entanto, poderia ter conquistado a vitória no último minuto de jogo. Ronaldinho mandou pra área e Juan subiu para cabecear firme, a bola bateu no travessão do goleiro Penny.
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (21), às 21h45 (horário de Brasília) quando enfrenta o Uruguai (quinto colocado, com quatro pontos nas eliminatórias), no estádio do Morumbi, em São Paulo. O Peru, que encara o Equador, também na quarta, segue na oitava colocação, com apenas dois pontos.
Ficha técnica de Peru x Brasil
Peru: Penny; Salas, Alberto Rodríguez, Santiago Acasiete e Juan Vargas; Lobatón (De La Haza), Jayo (Mendoza), Nolberto Solano e Jefferson Farfán; Claudio Pizarro e Paolo Guerrero (Palacios). Técnico: José Del Solar.
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Elano) e Vágner Love (Luís Fabiano). Técnico: Dunga.
Gols: Kaká, aos 39 minutos do primeiro tempo; Vargas, aos 26 minutos do segundo tempo.
Juiz: Carlos Torres (Paraguai).
Cartão amarelo: Nolberto Solano, De La Haza, Lúcio e Mendoza.
Renda: Não divulgada.
Público: 68 mil pessoas.
Local: Estádio Monumental, em Lima (Peru).
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)