No confronto que seria o mais complicado na primeira fase do Mundial de Futsal, a seleção brasileira goleou a Rússia por 7 a 0, neste sábado (4), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Com a vitória, o Brasil manteve a liderança do Grupo A e só precisa de um empate contra Cuba para garantir o primeiro lugar na chave.
A seleção entrou em quadra com Gabriel, Schumacher, Lenísio, Marquinho e Tiago no gol. Para evitar os contra-ataques russos, o Brasil melhorou a marcação a manteve maior posse da bola. Não demorou para Schumacher abrir o placar, aos 8 minutos de jogo. Vinícius, Lenísio e Ciço ampliaram ainda na primeira etapa.
O técnico PC de Oliveira colocou Falcão no jogo quando faltava cinco minutos para encerrar o primeiro tempo. Ovacionado pela torcida, o melhor jogador do mundo marcou o sexto gol da equipe e ainda quase anotou o segundo, de bicicleta.
No segundo tempo, a equipe brasileira manteve o domínio da partida e teve paciência para armar as jogadas. Depois do gol de Falcão, Lenísio anotou seu segundo, no início da etapa, e Vinícius fechou a goleada. Na defesa, o goleiro Tiago também foi destaque, garantindo o placar.
“Foi um grande passo, principalmente na moral da equipe. O time da Rússia é o atual campeão europeu”, afirmou Vinícius à Sportv, após o jogo.
“Não estamos dando chances para surpresa. O placar é incontestável. A defesa funcionou. Se continuarmos assim, não vamos deixar escapar (o título). Agora é treinar até quarta para dar ritmo a todos, porque depois de Cuba o campeonato é outro”, declarou Falcão.
Na quarta-feira, o Brasil enfrenta Cuba, na sua última partida na primeira fase da competição, também em Brasília. Na segunda, a Rússia encara as Ilhas Salomão e, na quarta, será a vez de jogar com o Japão, no Rio de Janeiro, encerrando as disputas no Grupo A.