Brasil na final da Liga Mundial de Vôlei

Belgrado (AG) – A seleção brasileira masculina de vôlei está na final da Liga Mundial. A vitória sobre Cuba, por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 25/19, 22/25 e 25/23, em uma hora e 37 minutos, garantiu a classificação dos brasileiros e uma marca inédita.

Pela primeira vez na história da competição, um país chega pela quinta vez seguida à decisão. Nem mesmo a Itália, oito vezes campeã da liga, havia conseguido isso. O Brasil foi campeão em 2001, 2003 e 2004, e vice em 2002.

A seleção brasileira enfrentará, outra vez, Sérvia e Montenegro, que venceu a Polônia de virada, por 3 sets a 2 (24/26, 19/25, 25/23, 25-20 e 15/08), ontem. A decisão será hoje, às 15h (de Brasília).

O destaque do primeiro set foi o bloqueio brasileiro. Assim como na partida da véspera, contra Sérvia e Montenegro, o Brasil tinha uma muralha a favor. Os cubanos não conseguiam botar sua bola no chão sem que, no mínimo, o bloqueio do Brasil amortecesse e criasse oportunidades de defesa. Assim, a equipe de Bernardinho esteve no comando do placar o tempo todo e fechou o set marcando os últimos quatro pontos de forma consecutiva.

A segunda parcial foi mais equilibrada. Cuba fugia mais do bloqueio brasileiro. Nenhum dos dois times abriu mais de dois pontos de vantagem até o 19.º ponto. Foi quando, com o placar empatado, o Brasil marcou seis pontos seguidos e abriu 2 a 0 na partida.

A seleção brasileira, porém, caiu de ritmo no terceiro set. Os cubanos se aproveitaram e, a partir do primeiro tempo técnico, no oitavo ponto, passaram a comandar o marcador. Em vantagem e contando com a inspiração do reserva Bell, que entrou bem no jogo, Cuba diminuiu a diferença para 2 a 1.

O jogo se complicou para o Brasil. Cuba ganhou moral e a partida ficou nervosa. Os cubanos chegaram ao segundo tempo técnico do quarto set na frente: 16/15. Foi quando o bloqueio brasileiro voltou a funcionar. Primeiro com Rodrigão e depois com Dante, o Brasil virou o placar. Mas Cuba foi buscar o empate de novo. Num desfecho emocionante, André Nascimento caprichou no saque e deu ao Brasil 23 a 21 de vantagem. Foi o suficiente para os brasileiros conquistarem sua 49.ª vitória contra 48 de Cuba na história dos confrontos.

O cubano Poey Romero foi o principal pontuador da partida, com 21 acertos. André Nascimento foi o melhor do Brasil, com 20 pontos.

Sérvios viram sobre poloneses e fazem a final

Depois de uma surpreendente e emocionante reação, a seleção da Sérvia e Montenegro venceu a Polônia por três sets a dois, de virada, ontem em Belgrado, e vai disputar a final da Liga Mundial de vôlei masculino. As parciais foram de 24/26, 19/25, 25/23, 25/20 e 15/8. A decisão do título está programada para este domingo em Belgrado, às 14h (de Brasília). Na preliminar, às 11h, Cuba e Polônia disputarão o terceiro lugar.

A Polônia começou o jogo dando a impressão de que se classificaria facilmente para a final, vencendo os dois primeiros sets 26/24 e 25/19.

A equipe polonesa manteve durante bom tempo cinco pontos de vantagem no terceiro set. Mas a partir daí começou a reação da Sérvia e Montenegro, graças, principalmente, à brilhante atuação de Miljnkovic.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo