Brasileiros comemoram, enquanto
russos parecem perdidos em quadra.

Recife – A vibração brasileira esfriou os gigantes russos. Com o apoio da calorosa torcida pernambucana, a seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a Rússia por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 28/26 e 25/20, em 1h17, no ginásio Geraldão, ontem, na terceira rodada do grupo E da Liga Mundial 2002. O resultado garantiu aos brasileiros encerrar a fase de classificação em primeiro lugar. Como primeiro colocado de seu grupo, o Brasil vai enfrentar a Iugoslávia que perdeu para a Itália ontem por 3 a 2 na semifinal.

A partida que vai apontar o finalista será disputada amanhã, às 10h10, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte.

A partida começou nervosa para as duas seleções. A Rússia com força no saque dificultou o passe e chegou ao primeiro tempo técnico na frente 08/03. Aos poucos, o Brasil entrou no jogo e equilibrou o marcador. No segundo tempo técnico, os brasileiros já tinham assumido a liderança. Nos ataques de Iakovlev, os russos voltaram a crescer e, mais uma vez, empataram: 20/20. Na reta final do set, Bernardinho inverteu o esquema cinco em um, colocando Anderson e Ricardinho, e o Brasil fechou em 25/23, no ataque pela a saída de rede com Giba.

A Rússia voltou para o segundo set bem no saque e no bloqueio. Com destaque para o Koulechov, os russos abriram dois pontos 08/06. Gustavo liderou o Brasil no saque e ajudou a virar o marcador para 15/11. Mas a muralha russa estava impossível e, novamente, ajudou os europeus a equilibrarem o placar até o fim da parcial. Se durante todo o set o bloqueio russo marcou sete pontos, o brasileiro precisou de apenas dois, justamente para fechar o set em 28/26.

No terceiro set, o Brasil manteve o ritmo do final do set anterior. O saque o bloqueio fizeram a diferença. O meio-de-rede Gustavo teve excelente atuação nestes dois fundamentos e ajudou a seleção a comandar o placar desde o primeiro ponto. No ace de Henrique, os brasileiros chegaram ao set point e, na bomba de Gustavo pelo meio, marcaram 25/10, selando a vitória.

Torneio larga hoje em SP

A partir de hoje, sete das melhores equipes de vôlei do país e a seleção brasileira juvenil entram em quadra em São Paulo para a lutar pelo título do Grand Prix Vôlei Brasil 2002.

As partidas do grupo A, formado por MRV/Minas, Macaé Sports, Açúcar União/São Caetano e Campos, serão disputadas no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul. Pelo grupo, na sexta-feira, às 18h, jogam MRV/Minas e Macaé Sports, depois, às 20h, Açúcar União/São Caetano pega Campos.

No grupo B, que joga no ginásio Sportville, em Barueri, estão a seleção brasileira juvenil, E. C. Pinheiros, BCN/Osasco e Rexona. Na primeira rodada, às 18h, o E.C. Pinheiros enfrenta o Rexona, enquanto, às 20h, a seleção brasileira encara o BCN/Osasco. Todas as equipes jogando entre si dentro do mesmo grupo até domingo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade