O Brasil começou bem a sua participação no hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20, disputado no Peru, e que classifica as duas melhores equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na noite de segunda-feira, em Arequipa, a seleção brasileira venceu o Chile por 5 a 1.
A goleada colocou o Brasil na liderança, já que a equipe terminou a primeira rodada do hexagonal com saldo de gols superior ao das outras seleções que triunfaram. Também na noite de segunda-feira, o Uruguai venceu a Colômbia por 1 a 0 e o Equador surpreendeu ao bater a Argentina por 1 a 0.
O Sul-Americano Sub-20 prossegue na noite de quinta-feira com a realização de três partidas em Arequipa: Uruguai x Equador, Argentina x Chile e Brasil x Colômbia. O segundo jogo da seleção dirigida por Ney Franco está marcado para as 0h10 da madrugada de quinta para sexta-feira (horário de Brasília).
O JOGO – O Brasil enfrentou dificuldades no primeiro tempo da partida contra o Chile. A equipe fez um duelo equilibrado e abriu o placar aos 17 minutos, com cobrança de falta precisa de Neymar, em que a bola tocou no travessão antes de entrar. Mas os chilenos reagiram imediatamente e empataram aos 18 minutos, com Carrasco, que finalizou quase sem ângulo do lado direito da área e contou com a falha do goleiro Gabriel para marcar. Depois do gol de empate, o Brasil teve problemas para conter a velocidade do ataque chileno e chegou a ser envolvido em algumas jogadas, principalmente por Pinares. Em uma delas, o meia acertou a trave.
Na etapa final, porém, o Brasil conseguiu construir a sua vitória com facilidade. O gol de desempate saiu aos 2 minutos. Após cruzamento, Bruno Uvini ajeitou de cabeça para Neymar, que empurrou para as redes e fez o seu segundo gol na partida. O atacante santista é o artilheiro do Sul-Americano Sub-20, com sete gols. Com o domínio amplo do confronto, o Brasil marcou o seu terceiro gol aos 20 minutos. Lançado, Lucas avançou em velocidade e tocou por cima do goleiro Alfaro, fazendo um belo gol.
O quarto gol do Brasil saiu aos 36 minutos, após falha da defesa chilena, que saiu jogando errado. Neymar ficou com a bola, avançou e passou para Diego Maurício, que penetrou na área e tocou na saída de Alfaro. A goleada brasileira foi sacramentada em outra jogada com participação do atacante flamenguista. Aos 44 minutos, Diego Maurício cruzou para William José cabecear para as redes e definir o triunfo por 5 a 1 do Brasil sobre o Chile.