Os dois esportes considerados mais nobres do programa paraolímpico – natação e atletismo – deram três medalhas de ouro ao Brasil em Pequim, na madrugada desta terça-feira (9).
Os nadadores brasileiros mais uma vez brilharam no Cubo D’Água. Daniel Dias, que já havia conquistado duas medalhas de ouro, venceu mais uma vez na categoria S5, nos 200 metros livre. Com 2min32s32, ele estabeleceu uma nova marca mundial para a distância – Clodoaldo Silva ficou na quinta posição.
Outro nadador do País que já tem mais uma medalha dourada em Pequim é André Brasil. Nesta terça-feira, ele venceu os 100 metros livre na classe S10, também com a nova marca mundial, de 51s38. Phelipe Andrews Rodrigues, de apenas 18 anos, completou a dobradinha brasileira.
No atletismo, o destaque foi Lucas Prado. O velocista estabeleceu o novo recorde mundial da classe T11 – para deficientes visuais – com 11s03.
Entre as mulheres, na mesma prova e também na classe T11, o Brasil subiu ao pódio com duas representantes – Terezinha Guilhermina ficou em segundo lugar e Adria dos Santos foi a terceira colocada, em prova vencida pela chinesa Chunmiao Wu.