A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou nesta segunda-feira a inscrição de 45 atletas para o Campeonato Mundial, que será disputado de 15 a 23 de agosto, em Berlim, no mesmo Estádio Olímpico que recebeu a final da Copa do Mundo de 2006.
A delegação tem predominância feminina: são 24 mulheres e 21 homens. É uma mulher, também, a principal esperança de conquistar a primeira medalha de ouro para o País num Mundial: Maurren Maggi, a campeã olímpica do salto em distância.
Ela não faz uma grande temporada, tanto que tem apenas a nona melhor marca do ano, com 6,90 metros, mas promete se superar em Berlim. Até agora, apenas a americana Britney Reese conseguiu, em 2009, um salto melhor do que os 7,04 metros que deram o ouro a Maurren em Pequim, no ano passado: ela saltou 7,06 metros em Belém, em maio.
Maurren já está na Europa para a fase final de treinos, assim como outros dois brasileiros com boas chances de medalha: Jadel Gregório, no salto triplo, e Fabiana Murer, no salto com vara. Jadel, que foi vice-campeão mundial em 2007, em Osaka, é o único atleta brasileiro em atividade que já conseguiu uma medalha em Mundiais em pista aberta.
Na maratona está outra esperança para o Brasil, com Marilson Gomes dos Santos, que chega com dois títulos da Maratona de Nova York no currículo e está esperançoso, mesmo sem ter corrido maratonas neste ano: por causa de uma lesão, abriu mão de competir em Londres e disputou apenas provas de pista e uma corrida de rua em Santos, de 10 quilômetros.
“A maratona vem evoluindo muito, mas tenho me sentido bem nesse tipo de prova e acho que tenho de sonhar com o ouro”, observou o fundista, que está treinando na cidade suíça de Saint Moritz, a 1.856 metros de altitude. “O tempo mundial da maratona está caindo muito. Vai ser impossível fazer uma maratona fraca em Berlim.” Sua melhor marca, conseguida em Londres, em 2007, é de 2h08min37s, cerca de quatro minutos acima do melhor tempo deste ano, obtido por Duncan Kibet Kirong e James Kipsang Kwambai na maratona de Roterdã, em abril – os dois quenianos marcaram o mesmo tempo, e Kirong ficou com a vitória no photochart.
Veja os 45 atletas brasileiros no Mundial de Berlim:
Masculino
José Carlos Moreira – 100 metros rasos, revezamento 4×100 metros
Vicente Lenilson – 100 metros rasos, revezamento 4×100 metros
Basílio de Moraes – 100 metros rasos, revezamento 4×100 metros
Bruno Lins – 200 metros rasos, revezamento 4×100 metros
Sandro Viana – 200 metros rasos
Jorge Célio Sena – 200 metros rasos, revezamento 4×100 metros
Fabiano Peçanha – 800 metros
Kleberson Davide – 800 metros
Mahau Suguimati – 400 metros com barreiras
Jessé Farias – salto em altura
Jadel Gregório – salto triplo
Jefferson Sabino – salto triplo
Leonardo Elisiário – salto triplo
Fábio Gomes da Silva – salto com vara
Júlio César de Oliveira – lançamento do dardo
Mário José Santos Jr. – marcha 50 quilômetros
José Alessandro Bagio – marcha 20 quilômetros
Moacir Zimmermann – marcha 20 quilômetros
Marilson Gomes dos Santos – maratona
José Telles de Souza – maratona
Adriano Bastos – maratona
Feminino
Lucimar Moura – 100 metros, revezamento 4×100 metros
Luciana França – 400 metros com barreiras
Lucimar Teodoro – 400 metros com barreiras
Sabine Heitling – 3 mil metros com obstáculos
Evelyn Santos – revezamento 4×100 metros
Thaissa Presti – revezamento 4×100 metros
Franciela Krasucki – revezamento 4×100 metros
Rosemar Coelho Neto – revezamento 4×100 metros
Vanda Gomes – revezamento 4×100 metros
Emmily Pinheiro – revezamento 4×400 metros
Jailma Sales de Lima – revezamento 4×400 metros
Geisa Coutinho – revezamento 4×400 metros
Josiane Tito – revezamento 4×400 metros
Sheila Ferreira – revezamento 4×400 metros
Maurren Maggi – salto em distância
Keila Costa – salto em distância
Gisele de Oliveira – salto triplo
Fabiana Murer – salto com vara
Elisângela Adriano – lançamento do disco
Lucimara Silvestre – heptatlo
Tânia Spindler – marcha 20 quilômetros
Alessandra Picagevicz – marcha 20 quilômetros
Maria Zeferina Baldaia – maratona
Adriana Aparecida da Silva – maratona
