O ciclismo brasileiro terá usa primeira grande disputa da temporada neste domingo, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Será a XII Copa América de Ciclismo, competição internacional que reunirá as feras do país, no masculino e feminino, além de convidados do exterior.
A disputa, uma das mais tradicionais do calendário nacional, tem como grande atração neste ano a volta ao ranking da União Ciclística Internacional (UCI), na Elite masculino, o que torna ainda mais atrativa, especialmente em um ano de Jogos Olímpicos.
A competição começará às 7h45, com a prova feminina, vindo depois a masculina. Serão quatro voltas para as mulheres no circuito de 10 km, enquanto os homens cumprirão 11 voltas, num trecho praticamente plano e veloz.
As principais equipes no masculino estão confirmadas. Os 13 times, com no mínimo 5 e no máximo 8 atleta, mais bem colocados na X Copa da República de Ciclismo, em dezembro, na Capital Federal, já garantiram presença, ao lados dos convidados da organização, nacionais ou internacionais. Isso garantirá um elevado nível técnico para a disputa.
No feminino, com briga individual, não será diferente, pois a prova em Brasília selecionou as 15 primeiras, que se juntarão às demais participantes.