O ciclismo brasileiro terá usa primeira grande disputa da temporada neste domingo, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Será a XII Copa América de Ciclismo, competição internacional que reunirá as feras do país, no masculino e feminino, além de convidados do exterior.
A disputa, uma das mais tradicionais do calendário nacional, tem como grande atração neste ano a volta ao ranking da União Ciclística Internacional (UCI), na Elite masculino, o que torna ainda mais atrativa, especialmente em um ano de Jogos Olímpicos.
A competição começará às 7h45, com a prova feminina, vindo depois a masculina. Serão quatro voltas para as mulheres no circuito de 10 km, enquanto os homens cumprirão 11 voltas, num trecho praticamente plano e veloz.
O retorno ao calendário de competições oficiais da UCI aconteceu com a adaptação às novas regras da entidade. Agora, as provas terão de ser feitas em um circuito de no mínimo 10 km – Interlagos, onde aconteceram as últimas edições tem 4,3 km – e funcionarão como se fosse uma das etapas da Volta do Estado de Ciclismo. Isso quer dizer, com caravana dos carros das equipes, carros da organização, batedores, dentre outras coisas.
As principais equipes no masculino estão confirmadas. Os 13 times, com no mínimo 5 e no máximo 8 atleta, mais bem colocados na X Copa da República de Ciclismo, em dezembro, na Capital Federal, já garantiram presença, ao lados dos convidados da organização, nacionais ou internacionais. Isso garantirá um elevado nível técnico para a disputa.
No feminino, com briga individual, não será diferente, pois a prova em Brasília selecionou as 15 primeiras, que se juntarão às demais participantes.