A seleção brasileira masculina de vôlei decepcionou neste sábado ao ser derrotada pela Holanda na Liga Mundial. Mesmo jogando em casa e com o apoio da torcida que lotou o Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o Brasil teve uma atuação apagada e perdeu por 3 sets a 0 (26/24, 25/23 e 25/23), em partida válida pela fase de grupos da competição.
Com a derrota, o time do técnico Bernardinho perdeu uma invencibilidade que já durava 25 jogos. A seleção não era derrotada desde o dia 4 de julho do ano passado, quando caiu para a Finlândia. Além de inesperado, o revés deste sábado também deixou o Brasil em situação desconfortável na Liga Mundial.
Após três jogos, a seleção soma duas vitórias e uma derrota, com cinco pontos no Grupo A. Já a Holanda foi a nove pontos, manteve o 100% de aproveitamento e lidera a chave, que ainda tem a Bulgária com quatro pontos e a Coreia do Sul zerada. Apenas o primeiro colocado e o segundo melhor dos quatro grupos avançam à próxima fase.
No jogo deste domingo, o Brasil pagou por um início desatento, quando viu a Holanda abrir 15 a 9. O time de Bernardinho ainda chegou a empatar a parcial, mas viu os holandeses saírem na frente. O melhor set para os brasileiros foi o segundo. No entanto, a equipe visitante novamente mostrou força e abriu vantagem no fim para fazer 2 a 0, desmotivando os anfitriões na parcial seguinte.
A chance de vingar a derrota em casa virá já neste domingo. Brasil e Holanda voltam a se enfrentar no mesmo Ginásio Nilson Nelson, às 19 horas.