Depois de uma semana intensa, com a disputa de três competições nacionais no intervalo de sete dias (em Belém, Uberlândia e São Paulo), o Brasil já tem 15 classificados para o Mundial de Atletismo, marcado para acontecer de 10 a 18 de agosto, em Moscou, na Rússia. Mas os atletas ainda têm até o dia 14 de julho para conseguir índice – a próxima grande chance é o Troféu Brasil, de 6 a 9 de junho, na capital paulista.
Entre todos os 15 que já conseguiram índice, apenas dois estão convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt): os maratonistas Solonei Rocha da Silva e Paulo Roberto de Almeida Paula – o prazo para classificação na maratona ia apenas até o dia 5 de maio. Os demais ainda precisam ser confirmados oficialmente pela entidade.
Além das vagas individuais, o Brasil já garantiu participação nos revezamentos 4×100 metros feminino e 4×400 metros masculino. Mas os selecionados para essas provas serão definidos apenas no dia 14 de julho, de acordo com o ranking brasileiro.
A equipe também já sofreu uma baixa. Fábio Gomes da Silva tinha índice no salto com vara, mas sofreu uma grave contusão no tendão e precisou passar por cirurgia na última sexta-feira. Assim, ficará pelo menos seis meses sem competir, o que impede sua presença no Mundial.
Confira os atletas com índice para o Mundial:
Masculino
200m – Bruno Lins e Aldemir Gomes da Silva Jr
400m – Anderson Henriques
800m – Kleberson Davide
Maratona – Solonei Rocha e Paulo Roberto de Almeida Paula
400m com barreiras – Mahau Suguimati
Salto em distância – Mauro Vinícius da Silva
Salto com vara – Augusto Dutra
Lançamento do disco – Ronald Julião
Feminino
100m – Franciela Krasucki e Ana Cláudia Lemos
200m – Ana Cláudia Lemos
Salto triplo – Keila Costa
Lançamento do dardo – Jucilene Lima
Salto com vara – Fabiana Murer