O Brasil tem garantida uma dupla nas semifinais da etapa de Brasília, na abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Com vitórias sobre as duas principais duplas norte-americanas nesta quarta-feira, Talita e Maria Elisa agora só esperam para conhecer suas adversárias na disputa por uma vaga na final. Na outra chave quem avançou foram as chinesas Chen eu e Zhang Xi.
Quinta colocada no Circuito Mundial na temporada passada, Talita/Maria Elisa pode enfrentar na decisão outra dupla brasileira. Isso porque Juliana/Larissa perdeu um jogo e ganhou outro nesta quarta-feira e, assim, está na repescagem. Já Vivian/Taiana, Ângela/Lili e Maria Clara/Raquel foram eliminadas.
Talita e Maria Elisa começaram o dia em Brasília vencendo as campeã mundiais de 2009, Kessy e Ross, dos Estados Unidos, por 2 sets a 1, parciais de 21/18, 19/21 e 15/11. Depois, superaram as bicampeãs olímpicas Walsh e May, em apenas dois sets, com parciais de 21/18 e 21/17.
“As meninas (Walsh e May) viraram muita bola e sacaram muito bem. Foi nossa primeira vitória contra a Walsh e a May. É muito importante, em um ano importante, um ano em que a gente trabalhou três anos para chegar. Estamos em contagem regressiva, as Olimpíadas estão cada vez mais perto e a gente quer apresentar o nosso melhor voleibol”, comemora Talita.
Juliana e Larissa, que também iniciaram o dia nas oitavas, foram surpreendidas pelas italianas Cicolari e Menegatti e perderam por 2 a 0 (17/21 e 18/21). Na sequência, já pela repescagem, as brasileiras venceram as suíças Kuhn e Zumkehr por 2 a 0, com duplo 21/17. Para chegar à semifinal, elas primeiro terão que passar pelas holandesas Meppelink e Van Gestel. Depois, precisam superar Walsh e May no primeiro duelo do ano contra suas maiores rivais.
Próximas adversárias de Larissa e Juliana em Brasília, Meppelink e Van Gestel foram as responsáveis pela eliminação de Taiana e Vivian da competição. Antes, as brasileiras perderam para as chinesas Chen Xue e Zhang Xi por 2 sets a 0 (10/21 e 18/21), nas oitavas.
Ângela e Lili abriram o dia com vitória, superando as alemãs Borger e Buthe. Na segunda rodada da repescagem, no entanto, as brasileiras foram superadas pelas holandesas Keizer e Van Iersel. Já Maria Clara e Raquel, que iniciaram a disputa no country-cota, terminaram a etapa brasileira em 17º lugar. No primeiro jogo do dia, pela repescagem, a dupla foi superada pelas belgas Mouha e Gielen e foi eliminada.
MASCULINO – Nesta quarta-feira também foi jogado o qualifying da chave masculina, que garantiu a presença de cinco duplas brasileiras no chave principal. Isso porque Moisés/Vitor Felipe avançou de fase e se juntará a Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg e Evandro/Harley. Já Beto Pitta/Lipe e Gilmário/Luciano foram eliminados.
Esta é a primeira etapa de Circuito Mundial de Vitor. Ele e Moisés superaram o qualifying vencendo os japoneses Imai e Aoki por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/17, e também os gêmeos italianos Paolo e Matteo Ingrosso, novamente em dois sets, com parciais de 22/20 e 21/18.