O badminton vai render apenas uma medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nesta segunda-feira, o único brasileiro a vencer foi Daniel Paiola. Ele passou pelo mexicano Lino Muñoz por 2 sets a 0 (parciais de 21/12 e 21/16) e avançou às semifinais, garantindo a primeira medalha individual para o Brasil nas história do Pan.
Na terça-feira, Paiola encara o guatemalteco Kevin Cordon. Se vencer, o brasileiro vai à final e disputa o ouro contra quem passar do confronto entre o cubano Osleni Guerrero e o jamaicano Charles Pyne. Se perder, Paiola fica com o bronze, uma vez que no badminton não há disputa de terceiro e quartos lugares.
Outro brasileiro que estava vivo no individual masculino, Alex Tjong fez uma partida equilibrada contra Charles Pyne, mas perdeu para o jamaicano em três sets, parciais de 21/14, 19/21 e 21/19.
Paiola, melhor atleta do continente no ranking mundial, depois voltou à quadra para jogar ao lado de Hugo Arthuso pelas quartas de final das duplas masculinas. Mas os brasileiros não foram bem e perderam para os norte-americanos Halim Ho e Sattawat Pongnaiart por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/15, sendo eliminados.
No feminino, a jovem Lohaynny Vicente, de apenas 15 anos, não foi páreo para a canadense Joycelyn Ko, dez anos mais velha, e que venceu por 2 sets a 0, com 21/11 e 21/12.