Atual campeã olímpica e mundial, a atual geração masculina de voleibol do Brasil acrescenta mais um título ao extenso currículo. Com campanha impecável, com cinco vitórias por 3 sets a 0, o Brasil conquistou neste sábado (28), a medalha de ouro no RIO 2007. Na decisão, no Maracanãzinho, o país-sede derrotou os Estados Unidos com parciais de 25/16, 25/20 e 25/22.

continua após a publicidade

Com o triunfo, o Brasil quebrou um jejum de 24 anos no torneio masculino de voleibol dos Jogos Pan-americanos. O país havia conquistado a medalha de ouro pela última vez na competição em Caracas-83.

Na final deste sábado, os Estados Unidos ofereceram maior resistência apenas no primeiro set, quando chegaram a ter três pontos de vantagem (8 a 5). Com incentivo da torcida, o Brasil reagiu, virou para 14 a 10 e fechou. Nos dois sets seguintes, a equipe da casa conseguiu controlar o marcador com mais tranquilidade.

Um dos segredos para a vitória brasileira foi a maior eficiência nos bloqueios. A equipe brasileira conseguiu 13 na partida, contra apenas um dos americanos.

continua após a publicidade

Giba foi o principal pontuador da partida, com 18 acertos. Dante e André Nascimento contribuíram para o triunfo brasileiro com 11 pontos cada. Jim Polster e Sean Rooney fizeram dez pontos cada para os EUA.

Na disputa da medalha de bronze, em um jogo emocionante, com duas horas de duração, Cuba superou a Venezuela por 3 sets a 2, parciais de 25/16, 23/25, 27/25, 17/25 e 18/16.

continua após a publicidade