São Paulo – O Brasil ganhou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze nas finais de ontem, no Evento Teste da Natação, que vai até amanhã, no Centro Aquático Olímpico de Atenas. As vitórias brasileiras foram conseguidas por Rebeca Gusmão nos 100m livre (56s12); Jáder Souza nos 50m do mesmo estilo (22s83), Kaio Márcio nos 100m borboleta (53s18) e da equipe de 4x100m livre masculina formada por Jáder Souza, Gustavo Borges, Carlos Jayme e Rodrigo Castro (3m24s18).
“Falei pro Scherer quando recebíamos a medalha: imagine as arquibancadas lotadas, todos aplaudindo”, disse Jader, sonhando em repetir o feito durante as Olimpíadas. O nadador amapaense achou a prova tranqüila e se sentiu bem. Atrás dele ficou o sul-africano Karl Thaning, com 22s89, e Fernando Scherer, com 22s95, que se disse cansado devido ao longo tempo de treinamento e o mês inteiro fora do País, mas afirmou ter gostado de dar a volta na piscina com a medalha no peito.
O revezamento masculino venceu da China (3m25s77) e África do Sul (3m25s88). Rebeca Gusmão vem em boa fase desde o Troféu Brasil, em maio. Ela disse estar cansada, mas que a preparação está sendo fundamental para o seu desenvolvimento e que foi especial ganhar o ouro na mesma piscina dos Jogos.
“Para mim este é um lugar mágico. Lutei muito para chegar até aqui. A piscina é maravilhosa e já dá pra sentir a vibração que será em agosto. Estamos em uma fase muito pesada de treinamento, mas os resultados aqui mostram que o Brasil nunca teve uma equipe tão forte”, afirmou.
Os dois jovens fenômenos da delegação, Tiago Pereira e Joanna Maranhão, também puderam sentir o gosto de estar entre os três primeiros. Joanna foi a brasileira a estrear o pódio de Atenas, na primeira prova do dia. Ela ganhou prata nos 200m medley, com 2m17s14. Logo no início, ainda no estilo borboleta, ela já passara a frente da grega Viliki Aggelopoulos, que ficou com o bronze (2m20s96). A medalha de ouro da prova foi da polonesa Aleksandra Urbanczyk (2m16s54).
Thiago Pereira foi prata nos 400m medley (4m18s13). Eduardo Fischer também foi segundo nos 100m peito (1m02s80), atrás do inglês Darren Mew e na frente do esloveno Emil Tahirovic. A quarta prata veio da equipe feminina de 4x100m livre, com Rebeca Gusmão, Flávia Delaroli, Monique Ferreira e Mariana Brochado (3m50s74).
Na manhã de hoje o Brasil será representado nas seguintes eliminatórias: 50m livre feminino, com Rebeca Gusmão e Flávia Delaroli; Gabriel Mangabeira nos 100m costas; Mariana Brochado e Monique Ferreira, nos 400m livre; e Kaio Márcio, nos 200m borboleta.