Seogwipo, Coréia do Sul – Em seu primeiro desafio contra uma seleção asiática em Copas do Mundo, a seleção brasileira, ainda sem apresentar um futebol convincente, goleou a frágil China por 4 a 0, pelo Grupo C da Copa do Mundo, neste sábado, no Jeju World Cup Stadium, em Seogwipo, na Coréia do Sul. Agora, o Brasil vai torcer por um empate ou uma vitória da Costa Rica, neste domingo, diante da Turquia, para garantir a vaga nas oitavas-de-final por antecipação.
Apesar da vitória, os 15 primeiros minutos de jogo foram de muita apreensão para o torcedor do Brasil. Com muitos passes errados, principalmente do meia Juninho Paulista, e diante da forte marcação da defesa chinesa, os brasileiros não conseguiam organizar as jogadas ofensivas. A China explorava os contra-ataques com velocidade.
A tranqüilidade chegou aos 15 minutos. Em falta sofrida por Ronaldinho Gaúcho, próxima à grande área, pelo lado direito, o lateral-esquerdo Roberto Carlos cobrou com muita força, surpreendeu o goleiro Jiang Jin e abriu o placar.
O gol não significou, porém, uma evolução do futebol brasileiro na partida. A equipe, sem criatividade, não conseguia superar a retranca do adversário com facilidade. Foi em um lance isolado, aos 31 minutos, que o Brasil chegou ao segundo gol. Ronaldinho Gaúcho, que pegara um rebote pelo lado esquerdo, fez o cruzamento para Rivaldo, sozinho na pequena área, tocar para o gol com o pé esquerdo.
O terceiro gol saiu depois de uma das poucas jogadas bem trabalhadas no primeiro tempo. Em uma bonita tabela entre os Ronaldos pelo meio, o mais experiente foi derrubado na grande área pelo zagueiro Li Weifeng. O mais jovem, o Gaúcho, cobrou e, aos 44 minutos, aumentou a vantagem.
Na segunda etapa, com Denílson no lugar de Ronaldinho Gaúcho, o Brasil passou a tocar a bola com calma e chegou ao quarto gol aos 9 minutos. Depois de um lançamento longo de Rivaldo, Cafu ganhou bem da zaga pela direita e fez um bonito cruzamento para Ronaldo, livre, apenas tocar para o gol.
O Brasil mantinha o ritmo do primeiro tempo e, aos 15 minutos, quase sofreu o primeiro gol. Zhao Junzhe chutou forte e a bola bateu no poste esquerdo do gol de Marcos. A entrada de Denílson não surtiu a mudança esperada e, aos 24 minutos, o técnico Luiz Felipe Scolari optou pela entrada de Ricardinho no lugar de Juninho Paulista.
Em sua primeira jogada, Ricardinho fez uma bela assistência para Ronaldo, que só não fez o quinto gol por causa de uma boa defesa do goleiro Jiang Jin. Dois minutos depois, Ronaldo foi substituído por Edílson. Nos últimos 15 minutos, satisfeitos com o resultado, os brasileiros tocaram a bola e perderam o oportunidade de aplicar uma goleada ainda maior.
FICHA TÉCNICA:
Gols – Roberto Carlos aos 15, Rivaldo aos 31 e Ronaldinho Gaúcho (pênalti) aos 44 minutos do primeiro tempo; Ronaldo, aos 9 minutos do segundo tempo.
Brasil – Marcos; Lúcio, Anderson Polga e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista (Ricardinho), Ronaldinho Gaúcho (Denílson) e Roberto Carlos; Ronaldo (Edílson) e Rivaldo. Técnico – Luiz Felipe Scolari.
China – Jiang Jin; Du Wei, Li Weifeng, Wu Chengying e Xu Yunlong; Li Xiaopeng, Qi Hong (Shao Jiayi), Li Tie, Zhao Junzhe e Ma Mingyu (Yang Pu); Hao Haidong (Qu Bo). Técnico – Bora Milutinovic.
Juiz – Anders Frisk (Suécia).
Cartões amarelos – Ronaldinho Gaúcho e Roque Júnior (Brasil).
Local – Jeju World Cup Stadium, em Seogwipo, Coréia do Sul.