O Brasil começou bem a disputa da etapa de Charlotte (Estados Unidos) do Pro Swim, o antigo Grand Prix, que conta com grandes nadadores do mundo como os norte-americanos Michael Phelps e Ryan Lochte e o brasileiro Cesar Cielo. Nesta sexta-feira, o País conquistou duas medalhas – prata no revezamento 4×100 metros livre e bronze nos 100 metros peito com Felipe Lima.

continua após a publicidade

Esperança de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem, o revezamento 4×100 metros livre foi formado nesta sexta-feira por Cesar Cielo, Bruno Fratus (nadou no lugar de João de Lucca), Marcelo Chierighini e Matheus Santana. Com o tempo de 3min17s56, ficaram atrás apenas da Itália, que venceu com 3min16s91. O terceiro lugar ficou com a equipe da Carolina do Norte – formada por Ryan Lochte, Cullen Jones, Tim Phillips e Dion Dreesens -, com 3min18s66.

Nestas provas de revezamento, a equipe titular dos Estados Unidos não participa, já que os melhores nadadores norte-americanos competem no torneio por equipes diferentes, como foi o caso do time da casa, que ficou com o bronze.

Nos 100 metros peito, o brasileiro Felipe Lima garantiu a medalha de bronze com o tempo de 1min01s34. O vencedor da prova foi o norte-americano Cody Miller, com 1min01s04, seguido pelo compatriota Richard Funk (1min01s09).

continua após a publicidade

Após fazer o quinto melhor tempo das eliminatórias dos 100 metros borboleta pela manhã, Thiago Pereira desistiu de nadar a final nesta sexta-feira, vencida pelo norte-americano Tom Shields (52s12), que deixou Ryan Lochte em segundo (52s52) e Michael Phelps em terceiro (52s59). Na mesma prova, Cesar Cielo desistiu de nadar a final B, que contou com outro representante brasileiro, o jovem Arthur Mendes, de 21 anos, que terminou em primeiro com 53s50.

Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história, também nadou nesta sexta-feira a final B dos 200 metros livre, onde terminou em primeiro lugar com o tempo de 1min49s12. Na final A, vitória do também norte-americano Conor Dwyer, seguido de Dion Dreesens e Marwan El Kamash. O brasileiro João de Luca terminou a prova em sexto.

continua após a publicidade

Outro brasileiro, Guilherme Guido, participou da final dos 50 metros costas e terminou na quinta colocação, com 25s82. A vitória ficou com o japonês Junya Koga, que marcou 24s75 – terceiro melhor tempo do mundo em 2015, empatado com o australiano Ben Treffers.

As disputas do GP de Charlotte continuam neste sábado. Cesar Cielo, Bruno Fratus, Matheus Santana, Marcelo Chierighini e Felipe Lima disputam a prova dos 50 metros livre. O campeão olímpico também participa dos 50 metros borboleta. Thiago Pereira participa dos 200 metros peito e Guilherme Guido, dos 100 metros costas. Os brasileiros ainda estarão no revezamento 4×200 metros livre.