A abertura da Copa do Mundo de futsal da Tailândia acontece amanhã com o duelo entre Ucrânia e Paraguai, às 8h (de Brasília), em Bangoc.

continua após a publicidade

Os brasileiros estreiam às 12h, em Nakhon Ratchasima, contra o Japão, que tem em seu elenco o ex-jogador de futebol de campo Kazu, que teve passagens por Santos e Coritiba.

A seleção brasileira propiciará ao mundo ver pela última vez Falcão disputando a competição máxima da modalidade. O ala de 35 anos vai buscar seu terceiro título e mira uma marca histórica -se fizer mais nove gols, irá se tornar o maior artilheiro de Mundiais da modalidade.

Ao lado do craque estarão o goleiro Tiago, o fixo Neto, além dos pivôs Jé, Simi e Wilde, que fazem do entrosamento a principal arma verde amarela.

continua após a publicidade

A Espanha, por sua vez, manteve a base da conquista do Campeonato Europeu, na Croácia, em fevereiro, o quarto consecutivo. O principal destaque é o ala Sergio Lozano, eleito o melhor jogador do último Espanhol, atuando pelo Barcelona. Recuperado de uma lesão muscular, o pivô Fernandão é outro nome importante da seleção.

A Rússia, que chega com cinco brasileiros para a competição, vem crescendo nas últimas competições internacionais. Quarta colocada no último mundial, a seleção do Leste Europeu deu trabalho para a Espanha, na decisão do último europeu, perdendo de virada por 3 a 1.

continua após a publicidade

Terceiros na última Copa do Mundo, a Itália tentará repetir o desempenho recente, dessa vez com um número menor de brasileiros. Depois de jogar com 10 brasileiros em 2008, dessa vez são sete, buscando um novo pódio.

E mais uma vez, em mundiais, um exército brasileiro vai estar em quadra, mas vestindo camisas de outras seleções. Rússia – que conta com o artilheiro da Copa do Mundo do Brasil, Vagner Kaetano, o Pula -, Itália, Austrália, e a própria Espanha – que terá a dupla Fernandão e Alemão -, juntas, utilizarão 15 atletas do país seis vezes campeão do mundo.

Pela primeira vez, o Mundial terá a participação de 24 seleções. Panamá, Sérvia, Kuait e Marrocos debutarão neste ano na competição.

Regulamento

As equipes serão divididas em seis grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados irão às oitavas de final, nos dia 11 e 12 de novembro. Já as quartas de final acontecerão no dia 14, as semifinais no dia 16, e a disputa do terceiro lugar e a final acontecerão no dia 18 de novembro.

As cidades de Bangcoc e Nakhon Ratchasima irão receber os jogos. Esta é a segunda vez que a Ásia recebe um Mundial -a primeira foi em 2004, em Taipé, quando a Espanha venceu e o Brasil ficou terceiro lugar.