Santo Domingo – Aseleção brasileira masculina de basquete estreou com vitória sobre a Venezuela ontem, na Copa América, em Santo Domingo, na República Dominicana: 111 a 88. A competição classificará quatro equipes para o Mundial do Japão/2006. Hoje, às 14h30 (com ESPN Brasil e SporTV ao vivo), a equipe do técnico Lula Ferreira enfrenta os Estados Unidos, que não enviou suas estrelas da NBA.
Na preliminar, ontem, os Estados Unidos venceram o Panamá por 94 a 72. Em ambas as partidas o ginásio estava vazio.
A equipe brasileira tenta na Copa América se redimir no cenário internacional. Ficou fora dos dois últimos Jogos Olímpicos (Sydney/2000 e Atenas/2004). No último Mundial, em Indianápolis/2002, o Brasil não passou das semifinais. E no Pré-Olímpico de Porto Rico/2004, foi apenas sétimo. No início da partida de ontem, o Brasil desperdiçou muitas bolas e mostrou nervosismo em quadra.
O pivô Anderson Varejão errou lance livre, o ala Marcelinho errou bolas de três e o pivô Tiago Splitter desperdiçou rebotes. Mas depois o time engrenou.
No lugar de Varejão, entrou Murilo. O técnico Lula aproveitou para mexer mais no time e colocou o armador Alex no lugar de Guilherme.
O único a ficar praticamente o tempo todo em quadra foi o armador Leandrinho, que atua no Phoenix Suns da NBA, que roubou a cena: deu assistências, roubou bolas e foi o cestinha da partida com 31 pontos.
O melhor momento do Brasil em quadra foi no primeiro tempo, quando o time brasileiro abriu 28 pontos de vantagem. A diferença se manteve em torno dos 20 pontos no segundo tempo. No último quarto, Lula fez rodízio de todos os jogadores: entraram os alas Marcelinho Huertas, Jefferson e Nezinho.