Foi uma atuação cheia de altos e baixos e a seleção brasileira feminina de vôlei pagou caro por isso, estreando na na fase final do Grand Prix. Nesta quarta-feira, o time nacional foi surpreendido pelo Japão por 3 sets a 2, parciais de 13/25, 25/23, 18/25, 25/22 e 15/13.
A partida foi realizada em Ningbo (China). Depois de um primeiro set quase perfeito, o Brasil apresentou uma queda de rendimento em todos os fundamentos na segunda etapa.
No começo da terceira parcial, a equipe precisou do brilho da central Thaísa para não se complicar e conseguiu vencer após as entradas de Natália e Paula Pequeno.
No quarto set, porém, o Brasil voltou a ser dominado pelas nipônicas, que apresentaram excelente defesa e levaram a partida para o tie-break, onde fecharam o jogo.
Graças a isto, as brasileiras levaram apenas um ponto contra dois do Japão. Principais atacantes do Brasil, Mari e Sheilla tiveram um dia apagado, marcando respectivamente nove e seis pontos.
As duas começaram o confronto como titulares, ao lado de Fabíola, Thaísa, Fabiana, Jaqueline e a líbero Fabi. Com o mau momento de Paula, Mari voltou a atuar no quarto set, mas mostrou participação discreta.
Com 27 acertos, Jaqueline foi a principal pontuadora do time e do jogo. Na busca pela recuperação, a seleção feminina volta à quadra às 4h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira, contra a Polônia, que tomou uma virada espetacular dos EUA na estreia da fase final. As japonesas, por sua vez, fazem um duelo asiático contra a China, às 8h30.