Com 16 seleções e premiação de 20 milhões de dólares, foi iniciada ontem à noite a Liga Mundial de Voleibol com dois confrontos: Estados Unidos x Polônia e Finlândia x Portugal. O Brasil estréia hoje à noite, às 18h (de Brasília), enfrentando a Argentina hoje e amanhã, na cidade de San Juan, na Argentina.

continua após a publicidade

A seleção brasileira é campeã das últimas três edições da liga e vai em busca do sexto título. O sistema de disputa da competição tem algumas modificações. Em vez de três grupos, agora são quatro, mas as seleções continuam se enfrentando em turno e returno, jogando duas vezes em cada país, até o dia 20 de agosto. Mas a principal diferença é que na fase final, entre os dias 23 e 27 de agosto, na Rússia, além dos melhores de cada chave mais o anfitrião, a Federação Internacional de Vôlei (Fivb) convidará o sexto país participante. De dois triangulares sairão os semifinalistas. Em seguida há a disputa pelo título, entre os vencedores; e da medalha de bronze, pelos perdedores.

Além de servir de preparação para o mundial do Japão, em novembro, a liga deste ano marca o retorno de duas potências ao torneio: Rússia, de volta após três anos, e EUA, desde 2001 fora. Pela primeira vez uma seleção africana participa, o Egito, fazendo com que a competição seja a primeira do esporte a ser disputada nos cinco continentes.

Além da Argentina, o Brasil enfrenta Portugal e Finlândia no grupo B. A seleção treinada por Bernardinho já está em San Juan, cidade de 120 mil habitantes a 1.200 quilômetros de Buenos Aires. As partidas de hoje e amanhã serão disputadas no Ginásio Aldo Cantom, com capacidade para oito mil torcedores.

continua após a publicidade

"Já estive aqui duas vezes como jogador disputando o Sul-Americano de Clubes. Eles são apaixonados por vôlei nesta região", disse Bernardinho.

Grupos da Liga Mundial

A – Sérvia e Montenegro, Estados Unidos, Polônia e Japão. B – Brasil, Argentina, Portugal e Finlândia. C – Itália, Rússia, China e França. D – Cuba, Coréia do Sul, Bulgária e Egito.

continua após a publicidade