Final da Copa América de 2007. Uma Argentina empolgada, considerada a favorita, contra um Brasil que não havia feito boa campanha na competição. Dia 15 de julho, resultado final de 3 a 0 para os brasileiros em Maracaibo, na Venezuela, festa verde e amarela. Nesta quarta-feira (18), quase um ano depois, no Mineirão, os jogadores esperam que o placar se repita. Ou, ao menos, que ele seja favorável aos donos da casa. Se depender do retrospecto nos últimos jogos, a torcida vai comemorar.
Nas últimas dez partidas, o Brasil obteve seis vitórias, três derrotas e um empate – que foi favorável ao time do então técnico Carlos Alberto Parreira : Adriano fez o segundo gol no fim do jogo, levou a decisão da Copa América de 2004, no Peru, para os pênaltis e os brasileiros ficaram com o título.
"Aquele foi meu melhor jogo com a seleção, peguei até pênalti", lembra o goleiro Julio César, que sabe que o clássico contra a Argentina tem um sabor especial. "Cada jogador se transforma, entra com a força dobrada".
Nas últimas seis vitórias sobre a Argentina, desde 1999, o Brasil marcou ao menos três gols nos jogos – dois deles válidos por Eliminatórias. E Dunga ainda não sabe o que é perder pontos para o rival desde que assumiu o comando da seleção. Além do título na Copa América, ganhou de 3 a 0 num amistoso em 2006, em Londres.
Números: 91 jogos
36 vitórias brasileiras
22 empates
33 derrotas
145 gols a favor
146 gols contra