Agora sem Janeth (aposentada), a seleção brasileira feminina de basquete inicia a disputa por uma vaga na Olimpíada de Pequim. Na abertura do Pré-Olímpico de Valdivia, Chile, que classificará apenas a campeã, o Brasil estréia contra a Argentina, a partir das 20 horas (horário de Brasília).
Será também o primeiro teste do novo técnico da seleção, Paulo Bassul, que assumiu o cargo no lugar de Antônio Carlos Barbosa logo depois dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. O estreante acredita que o time brasileiro está pronto para começar a competição com uma vitória.
Em competições oficiais, as duas seleções já se enfrentaram 42 vezes, com 40 vitórias do Brasil. Além desse retrospecto, as brasileiras terão pela frente um adversário enfraquecido, pois a Argentina não terá duas de suas principais jogadoras: a pivô Vega e a ala Chesta.
Caso não consiga a vaga olímpica na competição chilena, a seleção brasileira ainda terá outra chance de ir aos Jogos de Pequim – desde que termine entre as quatro primeiras colocadas em Valdivia. Será no Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá em junho do ano que vem.