O Brasil encerrou nesta sexta-feira a sua participação no Mundial de Taekwondo sem ter o que comemorar. No último dia de competições em Muju, na Coreia do Sul, os dois representantes do País que competiram – Julia Vasconcelos, na categoria até 62kg, e João Pedro Chaves, na categoria até 80kg -, foram derrotados logo na estreia, levando os brasileiros a fecharem o evento sem sequer uma medalha.

continua após a publicidade

Essa foi a primeira vez desde 2011 que o Brasil fecha o Mundial sem conquistar sequer uma medalha. Na última edição do evento, em 2015, os lutadores do País subiram duas vezes ao pódio, com Venílton Torres (até 54kg) e Íris Sing (até 46kg), sendo que ambos foram medalhistas de bronze.

continua após a publicidade

Agora, na Coreia do Sul, os melhores desempenhos do Brasil foram de Adriano Alves (até 54kg), que perdeu nas quartas de final do italiano Vito Dell’Aquila, medalhista de bronze, e de Maicon Siqueira, que caiu para Abdoul Issoufou, do Níger nesta mesma fase. O africano também foi o algoz do brasileiro no Rio-2016, quando Maicon faturou o bronze, e agora se sagrou campeão mundial.

continua após a publicidade

Julia Vasconcelos, que estreou já na segunda fase da categoria até 62kg, caiu precocemente nesta sexta ao perder para Gulim Bibalayeva, do Casaquistão, por 14 a 6. Já a derrota de João Pedro Chaves na categoria até 80kg foi para Oleksandr Filippov, de Israel, por 25 a 23.

País-sede do Mundial e com muita tradição no taekwondo, a Coreia do Sul dominou o evento e conquistou dez medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e quatro bronzes. Com dois ouros cada, Turquia e Sérvia foram os países que mais se aproximaram dos anfitriões.