Brasil encara Portugal pela Liga Mundial 2004

Líder do Grupo A da Liga Mundial 2004, com quatro vitórias em quatro jogos, a seleção brasileira masculina de vôlei recebe Portugal, hoje, às 10h (de Brasília), no ginásio Guanandizão. A partida vale pela terceira rodada da competição. Até o momento, o Brasil é o único país ainda invicto na Liga Mundial. A condição, no entanto, não ilude o técnico Bernardinho. “A invencibilidade não significa nada. Amanhã (hoje) o placar do jogo vai começar com 0x0 e estamos sujeitos a qualquer coisa. O nosso objetivo é jogar melhor a cada partida para não sermos surpreendidos. Volto a dizer que a minha maior preocupação é com a nossa equipe e como ela está evoluindo”, afirma.

O retrospecto de confrontos entre as duas seleções é totalmente favorável aos brasileiros. Na última edição da Liga Mundial, por exemplo, os times se enfrentaram quatro vezes. O Brasil conquistou quatro vitórias, todas por 3 sets a 0.

O técnico admite a inferioridade técnica do adversário, o que, segundo ele, se torna um motivo a mais de cobrança para os jogadores em quadra hoje. “Temos que estar atentos e mostrar consistência desde o início para que o nosso jogo seja o mais sólido possível. Portugal vem crescendo ao longo dos anos. Eles chegam sem o peso da vitória e farão de tudo para conseguir um resultado positivo contra o Brasil”, avalia.

Bernardinho já deixou claro que não quer fazer grandes mudanças na formação da equipe brasileira. Desde o início do campeonato, ele vem alterando algumas peças a cada rodada. Em Campo Grande, o treinador pretende continuar a fazer testes. A posição de levantador é uma que deve sofrer alterações.

“Já mexi com os meios-de-rede, os opostos e os ponteiros. Agora chegou a vez dos levantadores. O Ricardinho é o titular, mas o Maurício deve começar jogando amanhã. Preciso ver como a equipe vai se comportar”, adianta o técnico, que também dará continuidade ao rodízio dos meios-de-rede. Depois de passar dois dias com uma crise de soluço, Gustavo não deve jogar. “É provável que o Rodrigão seja um dos titulares ao lado do André Heller ou do Henrique”, completa.

O ponteiro Giba continua sendo uma das baixas da equipe. O atacante está em Campo Grande, mas não entrará em quadra, pois ainda se recupera de uma contusão. “Ele voltou a sentir o joelho (direito) no início da semana. Vamos continuar com a teoria de que não devemos arriscar nada nesse momento”, encerra Bernardinho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo