Para os jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei, a disputa da fase final da Liga Mundial em casa será um elemento a mais na luta pelo oitavo título do torneio.
O Brasil estréia na etapa nesta quarta-feira, às 10h (de Brasília), enfrentando a Rússia, no Maracanazinho, no Rio de Janeiro. Na sexta-feira, a partida será contra o Japão, no mesmo local e horário.
Com roupa nova, a seleção estréia contra um adversário antigo e que não traz boas recordações nos jogos em casa. Decisão da mesma competição em 2002, a Rússia calou o ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, ao vencer o Brasil por 3 a 1. Foi a única temporada em que o Brasil não conquistou a Liga Mundial sob o comando de Bernardinho.
“A Rússia está engasgada”, admitiu o atacante Giba, fugindo do discurso padrão. A pouco mais de duas semanas da festa de abertura dos Jogos de Pequim, a seleção brasileira só tem olhos para a Liga Mundial, na qual detêm sete título e os cinco últimos disputados desde 2003.
Brasil, Rússia e Japão medem forças na chave E, enquanto Estados Unidos, Polônia e Sérvia jogam entre si na chave F. os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a semifinal, que será disputada no sábado. Um dia depois será conhecido o campeão da Liga Mundial.