Viradas, ânimos exaltados, reclamações com a arbitragem e muita emoção. Brasil e Cuba protagonizaram uma partida digna de uma grande final, domingo, quando foi realizada a decisão do Campeonato Mundial juvenil masculino de vôlei, na Índia. E os sul-americanos se deram melhor, com uma vitória por 3 sets a 2, parciais de 30/28, 21/25, 25/22, 23/25 e 15/8.
Trata-se da quarta vez que o time verde-amarelo sagra-se campeão mundial da categoria – anteriormente, a equipe havia triunfado em 1993, 2001 e 2007. Também é o segundo título mundial que vem para o País no voleibol de base somente nesta temporada: em julho, Luizomar de Moura conduziu o time infanto-juvenil feminino ao topo do mundo.
Depois de passar por Rússia, Canadá, Polônia, Estados Unidos, Irã e Cuba, nas duas fases classificatórias iniciais, o Brasil enfrentou os donos da casa nas semifinais. E numa partida emocionante, venceu no tie-break.
Na decisão, os brasileiros enfrentaram um tradicional rival, Cuba, onde foi necessária outra vitória no quinto set. O ponteiro Maurício foi eleito o melhor jogador da competição, enquanto o central Renan Buiatti foi o melhor bloqueio.