Iraklion, Grécia – Após os amistosos realizados contra a Grécia, a seleção brasileira feminina de basquete parte para outro desafio antes da estréia nas Olimpíadas de Atenas. Hoje, às 12h15 (de Brasília), o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa estréia contra a Nigéria, no Torneio Diamond Ball, que será realizado em Creta, Grécia.
Além da partida, o primeiro dia de disputas terá ainda o confronto entre as donas da casa e a Coréia do Sul (às 14h30), válido pelo outro grupo da competição. A Austrália completa a chave. As brasileiras voltam à quadra no sábado para enfrentar a China (12h15), que antes enfrentam a Nigéria na sexta-feira.
O primeiro colocado de cada grupo decide o título no domingo (14h30). Brasil e Nigéria nunca se enfrentaram na história do basquete. As nigerianas garantiram sua primeira participação numa Olimpíada ao ganhar de Moçambique na final do campeonato africano. “Temos poucas informações da Nigéria. É uma seleção que apareceu há pouco tempo no cenário mundial, mas vem melhorando a cada ano. O Brasil tem que imprimir seu ritmo de jogo desde o início para evitar qualquer surpresa. O Diamond Ball é uma competição difícil e equilibrada e será o início da fase de polimento para as Olimpíadas. Vamos poder observar melhor nossos adversários diretos na primeira fase (Austrália, Grécia e Nigéria) e possíveis confrontos da segunda fase (Coréia e China)”, comentou o técnico Antônio Carlos Barbosa, que vai começar com Helen, Iziane, Janeth, Cíntia e Alessandra.
“Pelo que sabemos da Nigéria, é uma equipe de muita força física, mas com pouca técnica individual. Será uma boa oportunidade de enfrentar uma escola diferente e que será nossa adversária nas Olimpíadas no próximo dia 20. Já fizemos duas partidas fortes contra a Grécia que serviram para readquirirmos ritmo de jogo”, explicou a ala/armadora Helen.
A estréia brasileira nos Jogos Olímpicos está marcada para o dia 14 de agosto contra o Japão, às 10h45 de Brasília. As brasileiras estão no grupo “A” e terão ainda como adversárias na primeira fase a Grécia (dia 16), Rússia (18), Nigéria (20) e Austrália (22).
No grupo “B” estão as seleções dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e mundial, Espanha, China, República Tcheca, Coréia do Sul e Nova Zelândia. As quatro primeiras colocadas de cada chave se classificam para as quartas-de-final nos seguintes cruzamentos: 1º A x 4.º B, 2.º A x 3.º B, 3.º A x 2.º B e 4.º A x 1.º B. Os vencedores das quartas-de-final disputam a semifinal e final.