O Brasil estreou bem no 15.º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional que está sendo realizado, no Ginásio de Esportes da PUCPR, em Curitiba /PR. As equipes de Kata masculino e feminino estão na final, que será decidida hoje.
O Kata abriu as eliminatórias do Mundial. A modalidade é uma combinação de movimentos de defesa, contra-ataque e deslocamentos que se desenvolvem segundo ordem, ritmo e coordenação precisa e simbolizam um combate real contra vários adversários. As demais categorias estão com as disputas em andamento.
As caratecas Lelia Batista Pires (BA), Giordana de Souza (PR) e Adairce Castanhetti (MT) com movimentos precisos e rápidos se classificaram na quarta colocação ao lado da Polônia, Romênia e Itália.
“Foi um esforço muito grande para conquistarmos a vaga na final. Os treinos preparatórios que fizemos foram fundamentais para alcançarmos este resultado. Usamos táticas diferenciadas, que para amanhã será nosso grande trunfo”, revela Lelia, que diz estar ansiosa para subir ao pódio. Vira Kucherenko, da Ucrânia, as italianas Sciaira Taha e Carlotta Petre, e a polonesa Baranowska Margorzata, estão na final individual do Kata.
No masculino, a esperança de título também é por equipes no Kata. Os caratecas Ricardo Buzzi (PR), Vinícius Santana Pinto (PR) e Wladmir Zanca (MT) em uma pontuação equilibrada com as equipes oponentes estão na final, junto com Itália, Romênia e Polônia.
“O resultado foi importante, porque estivemos praticamente empatados com as outras equipes. Temos um bom entrosamento, pois treinamos juntos há três anos. Estamos bem focados neste Mundial e esperamos conquistar a medalha de ouro”, observa Zanca que sinaliza a Itália como principal adversário a ser superado.
No kata individual, garantiram as classificações para as finais os italianos Roberto Mariani e Mirko Saffioti e os poloneses Janusz Pawel e Kwiecinski Wiltold. Hoje as disputas iniciam às 9h dando continuidade às eliminatórias. A partir das 16h30 iniciam-se as finais.
Ingressos
Para acompanhar a competição os ingressos custam R$45,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e de 1kg de alimento não-perecível).