Depois de abrir 11 pontos de vantagem ao fim do primeiro quarto, o Brasil permitiu o empate da Argentina a seis segundos do fim do tempo regulamentar e, na prorrogação, foi derrotado por 71 a 69, sendo eliminado na segunda fase do Mundial Masculino Sub-19 de Basquete, nesta quarta-feira, na Letônia. A Argentina já estava classificada às quartas de final.

continua após a publicidade

Lucas Bebê, de 18 anos, um dos principais jogadores da seleção brasileira – ele, que atua no ASEFA Estudiantes de Madrid, chegou a ser especulado para estar no último draft da NBA -, teve bons números na partida: 13 pontos, aproveitamento de 45% dos tiros de quadra, 13 rebotes (sendo nove ofensivos) e quatro bloqueios. Mas a jovem esperança do basquete brasileiro não teve a capacidade de decidir o jogo. Teve a chance de empatar a partida no tiro livre e errou o segundo arremesso. Depois, a cinco segundos do fim, recebeu boa assistência de Raulzinho e, na bandeja, matou a última bola brasileira.

Outro destaque da equipe, o armador Raulzinho, de 19 anos, atleta do Minas, não estava com a mão calibrada. Teve aproveitamentos de pífios 21% dos tiros de dois pontos e 20% na linha dos três. Ele, porém, ficou perto do triple duble (dois dígitos em três fundamentos), com oito rebotes, oito assistências e 11 pontos. Felipe Taddei foi o cestinha brasileiro, com 15.

A derrota para os arquirrivais elimina o Brasil, que, nesta segunda fase, havia entrado com retrospecto de duas vitórias e uma derrota, venceu os letões, donos da casa, mas depois perdeu para a Austrália e Argentina.

continua após a publicidade

Com a volta para casa antecipada, o armador Raulzinho também chega antes para treinar com a seleção brasileira adulta. Sob o comando de Ruben Magnano, a equipe vai tentar voltar às Olimpíadas após 16 anos e precisa ficar entre os dois primeiros colocados no Pré-Olímpico da Argentina, em agosto.