O Brasil manteve a hegemonia e conquistou pela quinta vez consecutiva o Campeonato Pan-Americano Junior e Juvenil. Na noite de sexta-feira, os brasileiros encerraram a participação na competição com 30 medalhas, uma a mais que na campanha de 2005. No evento, que aconteceu em Colorado Springs, nos EUA, os judocas subiram no lugar mais alto do pódio 14 vezes.
Desde 2002, quando o Brasil começou a participar do Pan para categorias de base, que o País é campeão no geral. Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, o resultado é fruto de um trabalho sério voltado para a nova geração de judocas.
?É fundamental para o judô brasileiro estes resultados nas categorias Junior e Juvenil. Isso prova que estamos trabalhando no sentido certo. A renovação na equipe principal tem acontecido justamente por isso?, diz Paulo Wanderley.
A organização do campeonato premiou Mayra Silva como melhor atleta do torneio feminino juvenil. Felipe Silva ficou com o Troféu Ippon e Leandro Silva foi eleito o judoca mais ?inspirado?.
A americana Ronda Rousey, campeã mundial sub-20 em 2004 e representante dos EUA nos jogos de Atenas foi considerada, ao lado do canadense Jean-Philip Gagnon, como melhor do evento Júnior.