Brasil dominou o Sul-Americano de atletismo

A seleção brasileira de atletismo venceu sete das 13 provas finais na última etapa do Campeonato Sul-Americano da Argentina e se consagrou campeã. O frio de cerca de 4 graus e o vento gelado em Buenos Aires atrapalhou os atletas, mas no total, a equipe somou 488 pontos e confirmou a hegemonia de vitórias.

A Colômbia ficou em segundo lugar com 292 pontos e a Argentina em terceiro, com 214,5. No último dia de competição, os fundistas foram os grandes destaques.

Na prova dos 10.000 m masculina, deu dobradinha brasileira: Giovani dos Santos venceu, conseguindo o índice para o PAN, e Damião Ancelmo de Souza foi prata. Nos 10.000 m feminino, Simone Alves da Silva venceu e garantiu participação no PAN e no Mundial.

Na competição, a equipe masculina conquistou o seu 28.º titulo, com 238 pontos, enquanto a feminina ganhou o 29.º torneio, com 250 pontos.

A delegação brasileira levou 51 medalhas nos quatro dias, sendo 21 de ouro, 16 de prata e 14 de bronze.

O Brasil vence de forma absoluta o mais antigo Campeonato de área da IAAF, desde 1975.

Melhores atletas 

A brasileira Fabiana Murer foi a ganhadora do salto com vara, com 4,70 m, e o equatoriano Andres Chocho, que quebrou o recorde sul-americano dos 20 km de marcha em pista, com 1:20:23.8. Eles foram eleitos os atletas com melhor índice técnico da competição, que reuniu 400 participantes de 14 países (Aruba foi convidada).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo