A seleção brasileira venceu a Espanha por 71 a 68, nesta quarta-feira (11), e terminou na primeira posição do Grupo C no torneio Pré-Olímpico feminino de basquete. Na estréia, a equipe brasileira havia derrotado Fiji por 125 a 45.
As espanholas entraram em quadra como favoritas, sobretudo pelo fato de jogarem em casa, mas a expectativa era de uma partida equilibrada entre as duas seleções, as de melhores no ranking da Fiba entre as que disputam a competição. – o Brasil ocupa o quarto lugar e a Espanha, o quinto.
Logo no primeiro quarto, ficou evidente que o jogo seria parelho com vantagem de apenas um ponto em favor das anfitriãs, 24 a 23. No segundo período o Brasil reagiu, a equipe adversária errou mais, e a primeira metade da partida terminou com vantagem brasileira, 40 a 35.
No terceiro quarto, a seleção comandada por Paulo Bassul chegou a abrir 11 pontos de vantagem, mas não conseguiu administrar a folga no placar. As espanholas voltaram a encostar nos minutos finais, quando a diferença chegou a ficar em apenas um ponto.
Então, as brasileiras mostraram ótimo aproveitamento nos lances livres – durante o jogo foram 24 acertos em 26 tentativas (92%) – e não deram chances às rivais. A cestinha da equipe foi Iziane com 18 pontos. Pela Espanha, Montañana marcou 20.
A seleção adversária nas quartas-de-final será conhecida ainda nesta quarta-feira. Como a Espanha ficou na segunda colocação, pegará Cuba; o Brasil aguarda a vencedora do confronto entre Bielo-Rússia e Taiwan.