Depois de superar o Uruguai no último final de semana, o Brasil se deu bem no sorteio realizado nesta terça-feira pela Federação Internacional de Tênis (ITF), em Londres, que definiu os confrontos da repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. O País escapou de possíveis duelos contra potências do tênis e irá enfrentar a Índia.
O confronto será disputado fora de casa, entre os dias 17 e 19 de setembro, já que o último embate entre os países na Davis ocorreu em São Paulo, em 1991, quando os brasileiros levaram a melhor.
Comandada pelo capitão João Zwetsch, a equipe brasileira tentará retornar à elite do tênis após uma ausência de sete anos do Grupo Mundial, depois da queda amargada em 2003, quando Gustavo Kuerten era o grande nome do Brasil. Já os indianos tentarão chegar à elite pela primeira vez desde 1998.
Essa será a terceira vez que os brasileiros irão enfrentar os indianos pela Davis. No primeiro confronto, disputado em Calcutá, em 1966, a Índia saiu vencedora. Em 1991, porém, o Brasil deu o troco.
O favoritismo brasileiro, mesmo fora de casa, se reflete no ranking mundial. Enquanto o País tem três tenistas entre os 100 mais bem colocados da ATP hoje, a Índia ostenta Somdev Devvarman (109.º do mundo) como o melhor, enquanto Rohan Bopanna, outro jogador que vem atuando na Davis, é apenas o atual 490.º.
A maior força dos indianos está nas duplas, nas quais Leander Paes (sexto do ranking de parcerias) e Mahesh Bhupathi (o sétimo) atuarão como favoritos.
OUTROS DUELOS – E, se o Brasil pode se considerar um sortudo pelo rival que entrou no seu caminho, a Colômbia irá encarar, em casa, o franco favoritismo dos Estados Unidos liderados por Andy Roddick, enquanto o Casaquistão, também em seus domínios, terá pela frente a suíça de Roger Federer.
Já o Equador, que derrotou o Brasil na repescagem do Grupo Mundial no ano passado, em Porto Alegre, enfrentará a Romênia fora de casa. A Alemanha, por sua vez, terá a vantagem de atuar em casa diante da África do Sul.
Confira os confrontos da repescagem da Copa Davis:
Colômbia x Estados Unidos
Israel x Áustria
Alemanha x África do Sul
Suécia x Itália
Índia x Brasil
Austrália x Bélgica
Casaquistão x Suíça
Romênia x Equador