Com menos trabalho do que na estreia, o Brasil conquistou neste domingo a segunda vitória na Liga Mundial de vôlei. Sem cometer tantos erros em bolas fáceis como havia acontecido no sábado, a seleção brasileira masculina voltou a superar a Polônia no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/20 e 25/15.

continua após a publicidade

Em relação ao time do dia anterior, o técnico Bernardinho iniciou a partida com duas alterações: tirou Éder e João Paulo Tavares e colocou em quadra Sidão e Thiago Alves, também integrantes da nova geração da equipe.

Mas o principal destaque da partida foi o meio-de-rede Lucas, que destruiu a defesa polonesa com saques muito pontentes e foi praticamente perfeito tanto no bloqueio como no ataque. O oposto Rivaldo brilhou menos do que no sábado, mas não comprometeu quando exigido.

Os jogadores mais conhecidos do público – Murilo, Bruno Rezende, e Serginho, os três atletas do grupo que estiveram presentes na Olimpíada de Pequim – também fizeram uma boa exibição e devem ser mantidos como base do time durante o torneio.

continua após a publicidade

Sem a ansiedade que fez o time cometer muitos erros no confronto de sábado, a seleção brasileira iniciou bem a partida e não deu quase nenhuma chance de reação ao adversário. Bem no bloqueio e sacando forte, a equipe logo abriu uma vantagem de cinco pontos, que manteve até o fim do primeiro set.

Lucas chegou a fazer dois pontos de saques seguidos no quinto e sexto pontos e fez o público paulista vibrar no Ibirapuera. Na rede, ele se destacava ao lado de Murilo e dificultava a ação do ataque polonês.

continua após a publicidade

Nas parciais seguintes, a história praticamente se repetiu e o Brasil caminhou com tranquilidade rumo ao triunfo. Thiago Alves, que colocou 14 vezes a bola no chão, foi o maior pontuador.

Contente com o desempenho dos seus comandados, Bernardinho mexeu pouco na equipe e apenas em alguns momentos colocou em quadra Leandro Vissotto e o levantador Marlon.

O Brasil, que busca seu oitavo título na Liga Mundial, volta a jogar na próxima sexta-feira, às 10 horas, quando encara a Finlândia, em Brasília, pelo Grupo D da competição.