O Grand Slam de Paris começou neste sábado com desempenho modesto para o judô brasileiro. Quatro judocas competiram pelo Brasil e duas delas conseguiram terminar na quinta posição. Com o resultado, Daniela Polzin e Sarah Menezes, ambas da categoria ligeiro (até 48kg), conquistaram 60 pontos cada no ranking mundial.
A pontuação das brasileiras é importante no novo modelo de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A vaga agora será nominal, e não mais por país. Também no primeiro Grand Slam do ano, Ketleyn Quadros, bronze em Pequim, e Camila Minakawa não passaram da primeira luta. Mesmo assim, o resultado agradou à treinadora da seleção brasileira, Rosicléia Campos.
“Independente de ganhar ou perder, o que valeu muito foi a postura de cada uma delas. A Sarah mais madura, a Camila que estreou em Paris com seriedade”, disse Rosicléia. “Nosso objetivo é ter o maior número de atletas entre os primeiros do ranking mundial e sair com duas meninas em quinto lugar é muito importante até para motivar o resto do grupo.”
Neste domingo, os brasileiros Luciano Correa e Hugo Pessanha também competirão em Paris. O Grand Slam de judô distribui US$ 150 mil (R$ 339 mil) aos medalhistas e dá 300 pontos no ranking mundial ao vencedor em cada categoria.