O Brasil fechou o último dia de disputas do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, com dois judocas faturando medalhas de ouro e um levando uma prata neste domingo. Entre as mulheres, Maria Suelen Altheman foi ao topo do pódio na categoria acima de 78kg, enquanto na disputa masculina Walter Santos triunfou no peso acima de 100kg.
Depois de passar pela sua compatriota Claudirene Cezar na semifinal, Maria Suelen ficou com o título ao derrotar a turca Belkys Zehra Kaya por imobilização na final. Já Walter Santos se sagrou campeão ao superar na decisão do ouro o também brasileiro David Moura, que ficou a medalha de prata.
Antes disso, Maria Suelen abriu as disputas vencendo a croata Ivana Sutalo para ir à semifinal, enquanto Walter Santos começou o dia derrotando Vakhtangi Bitiev, do Azerbaijão, antes de passar pelo mongol Sugarjargal Boldpurev na semifinal.
No último sábado, o Brasil conquistou uma medalha de bronze no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Baku. Marcelo Contini ficou com o terceiro lugar na categoria até 73kg.
Desta forma, os brasileiros fecharam a competição com quatro medalhas, sendo que neste domingo outros quatro judocas do País fracassaram em suas tentativas de subir ao pódio. Um deles foi Felipe Costa, que iniciou o dia derrotando o turco Ahmet Sari, antes de cair diante de Tural Safguliyev, do Azerbaijão, na semifinal da categoria até 81kg.
O brasileiro Nacif Elias foi derrotado por Shahin Gahramanov, outro judoca do Azerbaijão, na sua primeira luta na categoria até 90kg. Já Rafael Buzacarini derrotou o ucraniano Dmytro Luchyn no seu combate inicial no peso até 100kg, antes de ser superado pelo bielo-russo Yauhen Biadulin. Depois, na repescagem, ele acabou eliminado por Elmar Gasimov, do Azerbaijão.
Entre as mulheres, outra judoca brasileira que esteve em ação neste domingo foi Nádia Merli, da categoria até 70kg. Ela iniciou o dia vencendo a turca Seyda Bayram, mas em seguida foi derrotada pela suíça Juliane Robra. E, na repescagem, Nádia acabou eliminada pela alemã Barbara Bandel.