O remo teve na manhã desta terça-feira, dia 17, as primeiras provas com medalhas, no Estádio de Remo da Lagoa. Foram cinco competições, que renderam dois ouros para Cuba e um para o Chile, um para a Argentina e um para o Canadá.

continua após a publicidade

A primeira prova foi a dois sem feminino, vencida pela dupla chilena formada por Soraya Jadue e Maria Jose Orellana, com 7min28s94. Em segundo lugar ficou a dupla canadense, formada por Zoe Hoskins e Nathalie Maurer, que ficou
a 1s11 das líderes. A dupla Ruth Stiver e Jennifer Reck, dos Estados Unidos, completou o pódio, chegando 7s18 depois das chilenas. Cuba (Yurisleydis Venet/Magela Despaigne) terminou em quarto lugar, com o tempo 7min40s09.

Maria Jose declarou que a vitória não foi surpresa. "Foi como esperávamos. Planejamos uma estratégia de sair sempre à frente, mantendo o ritmo na prova para ficar o tempo todo com a vantagem", disse a chilena. No single skiff masculino, o argentino Santiago Fernandez faturou o ouro ao completar os dois quilômetros com o tempo de 6min59s41. A prata ficou com o cubano Yolnnes Hernandes, que cruzou a linha de chegada 5s06 depois. O brasileiro Marcelus Silva ficou com o bronze, chegando 6s06 após o campeão
pan-americano. Marcelus garantiu o lugar no pódio nos últimos 100 metros, quando saiu da quarta para a terceira colocação.

Fernandez se disse supreso com a facilidade com que ganhou a prova. "A regata foi boa. Consegui ficar na ponta desde o inicio. Pensei que seria um pouco mais dificil, mas conquistei a vitória com uma boa vantagem", declarou o argentino.

continua após a publicidade

No single skiff feminino, o ouro foi para a cubana Mayra Gonzales, que fez o tempo de 7min49seg47. A segunda colocada foi a argentina Maria Gabriela Best, que chegou a 6seg58 da campeão. Em terceiro, chegou a salvadorenha Camila vargas, a 16seg96 da cubana. Em quarto veio a mexicana Gabriela Huerta Trillo, a 18seg83.

No dois sem masculino, o primeiro lugar foi para o Canadá, com a dupla Dan Casaca e Christopher Jarvis, que marcaram o tempo de 6min34seg26. O segundo lugar foi muito disputado entre os Estados Unidos e o Brasil, sendo necessário conferir no photoshart o registro das imagens da prova para determinar o dono da prata pan-americana, que acabou ficando com os americanos Daniel Beery e Patrick O’Dunne. A dupla ficou a 3seg63 dos campeões, enquanto os brasileiros Anderson Nocetti e Allan Bitencourt ficaram a 3seg90. Os cubanos Jorber Avila e Yenser Basilio Poll chegaram em quarto, a
3seg98 dos canadenses.

continua após a publicidade

No double skiff peso leve masculino, a vitória foi para os cubanos Eyder Batista e Yunior Perez, com o tempo de 6min24seg19. Em segundo, chegaram os americanos Rich Montgomery e Andrew Liverman, a 4seg15 dos vencedores do ouro. Em terceiro, os chilenos Felipe Leal e Miguel Cerda ficaram a 4seg73 dos cubanos. Em quarto lugar veio o brasileiro José Sobral Junior e Thiago Gomes, a 6seg62 dos primeiros colocados.