Brasil conhece os rivais do Mundial

A seleção brasileira garantiu vaga para o Mundial Sub-20 na noite de terça-feira e já no início da tarde de ontem ficou sabendo quais serão seus adversários na competição de março, nos Emirados Árabes. O time dirigido por Valinho, e que terminou o sul-americano em segundo lugar – a Argentina foi campeão, caiu no grupo C e terá pela frente Canadá, República Checa e Austrália. A competição vai de 25 de março a 16 de abril.

A segunda colocação no campeonato regional veio com a vitória de 2 a 1 sobre o Uruguai, em Montevidéu, na última rodada do hexagonal. O resultado (com gols de Dagoberto e Jussiê) foi suficiente para confirmar lugar no mundial, mas não deu o título aos meninos brasileiros. A seleção ficou com 10 pontos, contra 11 dos argentinos, que bateram a classificada Colômbia por 1 a 0. O Paraguai fez 3 a 2 no Equador e também garantiu vaga.

A seleção volta a reunir-se em fevereiro, para a etapa final de preparação para o mundial. O sorteio colocou no caminho do Brasil rivais relativamente fáceis de serem superados. Australianos e canadenses têm tradição pobre na categoria e os checos são força média na modalidade.

O Brasil já conquistou o Mundial Sub-20 em três ocasiões – 83 (México), 85 (URSS) e 93 (Austrália) – e foi vice-campeã em 91 (Portugal) e em 95 (Catar).

A Argentina, quatro vezes vencedora (79, 95, 97 e 2001), está no grupo B, junto com Espanha (adversária de estréia, no dia 26 de março), Uzbequistão e Mali.

Na primeira fase do mundial, os 24 participantes enfrentam-se apenas em suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados passam para as oitavas-de-final, assim como os quatro melhores terceiros colocados. As partidas serão eliminatórias, até a final. A Fifa já tem o Japão como alternativa para ser sede da competição, caso os EUA entrem em guerra com o Iraque e a região se torne insegura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo