Brasil cogita cooperação com Catar para a Copa de 2022

Envolvido diretamente na organização da Copa do Mundo de 2014, o governo brasileiro estuda estabelecer um acordo de cooperação com o Catar para a realização do Mundial de 2022. Um dos primeiros passos para esta aproximação entre os dois países foi dado nesta quinta-feira em uma reunião do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com o embaixador catariano Mohamed Al-Hayki, em Brasília.

“Espero que nossos países possam desenvolver e aprofundar as relações, não somente no esporte, mas em outras áreas. Temos uma grande presença árabe no Brasil: na nossa cultura, na culinária, na literatura e na formação do nosso povo. Essa identidade entre os países servirá como base para essa cooperação”, declarou Rebelo.

A primeira iniciativa do acordo de cooperação será instalar a “Casa Qatar-Brasil”, centro cultural a ser localizado no Rio de Janeiro. “Pretendemos trocar experiência e conhecimento com os organizadores da Copa do Mundo no Brasil para a realização da Copa de 2022, em nosso país. Instalar a Casa Qatar-Brasil será um marco para o relacionamento entre os dois países”, afirmou o embaixador Mohamed Al-Hayki.

De acordo com o representante do Catar, uma delegação do seu país visitará o Rio ainda neste mês para definir o local da instalação da Casa. “O Catar pode contar com nosso apoio para qualquer iniciativa de aproximação entre os dois países. Sou um entusiasta deste relacionamento e receberemos de braços abertos essa cooperação”, comentou o ministro brasileiro.

A contato entre os dois países, que começou em dezembro, visa no futuro a promover trocas em diferentes aspectos do esporte, como o modelo de governança para a Copa, arbitragem, qualificação técnica de jogadores, técnicos de futebol, administração e finanças, inovação e informações sobre ciências do esporte na área universitária. Uma comitiva do Catar deverá assistir aos jogos da Copa das Confederações em junho deste ano, no Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo