A seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada pelos Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 17/25, 27/25 e 25/19, nesta sexta-feira, em Nagano, no Japão, em sua estreia na Copa do Mundo, competição que dará três vagas aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O jogo fechou a primeira rodada do Grupo B do torneio, que é o primeiro do Brasil após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara (MEX), no mês passado. Com a derrota diante das norte-americanas, as brasileiras iniciaram de forma ruim esta Copa do Mundo, que conta com a presença de 12 seleções, sendo que elas se enfrentarão em sistema de todos contra todos e quem somar mais pontos ao final destes confrontos será a campeã.
Após a derrota na estreia, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães buscará a sua primeira vitória nesta Copa do Mundo neste sábado, às 7h20 (de Brasília), contra o Quênia. No domingo, as brasileiras irão encarar a Alemanha, às 4 horas (de Brasília).
No duelo desta sexta, as norte-americanas começaram melhor, enquanto as brasileiras sofriam para segurar o ataque das adversárias, que na segunda parada técnica já ostentavam a vantagem de 16 a 11. E, desta forma, os Estados Unidos conseguiram administrar a vantagem e fecharam a primeira parcial em 25 a 22.
O Brasil evoluiu no segundo set, no qual logo abriu três pontos (6 a 3) de vantagem após um contra-ataque finalizado por Paula Pequeno. As norte-americanas chegaram a igualar o marcador em seguida ao fazerem 9 a 9, mas depois passaram a abusar dos erros e viram as brasileiras abrirem vantagem de três pontos novamente, antes de deslancharem rumo aos 25 a 17 no final da parcial.
Já o terceiro set foi o mais equilibrado do confronto e acabou sendo decisivo de forma negativa para as brasileiras, que se desestabilizaram emocionalmente após a arbitragem marcar uma bola fora de Paula Pequeno, que foi duvidosa, quando o placar apontava 22 a 20 para o time nacional. Em seguida, as norte-americanas empataram o confronto em 22 a 22 com um ponto de saque e, com um nove ace, fecharam a parcial em 27 a 25.
E, abaladas pela derrota no set anterior, as brasileiras foram dominadas pelas rivais na quarta parcial. As norte-americanas foram para a segunda parada técnica com vantagem de 16 a 11 e depois fecharam em 25 a 19 para assegurar o triunfo por 3 sets a 1.
Horas antes de o Brasil cair diante das atuais campeãs do Grand Prix, o Grupo B contou com outros dois jogos. Em um deles, a Alemanha venceu as quenianas por 3 sets a 0. Já a Sérvia superou a Coreia do Sul, também por 3 a 0.