Como já era esperado os europeus dominaram as provas finais do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, e conquistaram neste sábado (22) 20 vagas para as Olimpíadas de Pequim no ano que vem. Hoje (22) foram decididas as finais no C1 e K1 masculinos e apenas EUA (caiaque), Canadá (canoa), Togo (caiaque) e Austrália (canoa) – fora da Europa – conseguiram garantir presença em 2008 na China.
O brasileiro Cassio Petry, que disputou as semifinais do C1 e era esperança de classificação olímpica, estava num bom ritmo em sua descida, mas caiu no refluxo da baliza número 20 e perdeu preciosos dois segundos neste trecho.
?Faltou sorte hoje, mas não adianta abaixar a cabeça. Agora vou para casa descansar um pouco para voltar ao treinamento daqui um mês pensando na vaga que podemos conquistar ano que vem em Charlotte (EUA)?, comentou Petry que brigará no torneio continental com norte-americanos pela vaga, já que o canadense James Cartwright garantiu a sua aqui no Brasil.
Na final da categoria quem ficou com o ouro foi o eslovaco Michal Martikan, campeão olímpico em Atlanta-96. ?O ouro servirá para me dar mais motivação e confiança no treinamento para Pequim?, enfatizou. O bicampeão olímpico Tony Estanguet, da França, levou a prata e o australiano Robin Bell ficou com o bronze.
No C1 os dez países que conquistaram a vaga olímpica foram: Eslováquia, França, Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, Polônia, Espanha, República Tcheca, Rússia e Canadá.
Já no K1, a mais difícil das categorias da canoagem slalom, quem ficou com o ouro no Mundial de Foz do Iguaçu, foi o francês Sebastien Combot. ?Foi fantástico, pois consegui fazer uma boa descida na final praticamente sem erros. Agora é se preparar para Pequim?, comemorou. A prata foi para Fabian Doerfler da Alemanha, e o bronze para Campbell Walsh da Grã-Bretanha.
Nesta categoria os quinze países que garantiram uma vaga olímpica foram: Áustria, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Espanha, Itália, Eslováquia, França, República Tcheca, Suíça, Eslovênia, Irlanda, Canadá e Togo. No K1 o brasileiro Gustavo Selbach não precisará competir com norte-americanos e canadenses em Charlotte pela vaga olímpica que será disponível neste torneio continental já que ambos garantiram a vaga neste Mundial no Brasil.
Neste domingo estarão em disputa mais 21 vagas para as Olimpíadas de Pequim. Serão seis no C2 masculino e quinze no K1 feminino, categoria em que o Brasil terá sua ultima chance de garantir uma vaga em casa com a canoísta Milene Wolf. As semifinais acontecerão às 09h30 e as finais às 12h15.