A seleção brasileira de vôlei masculino não encontrou dificuldades, neste domingo, para derrotar mais uma vez a Venezuela. Pela última rodada da fase de classificação da Liga Mundial, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, o Brasil ganhou por 3 sets a 0 – com parciais de 25/20, 25/22 e 25/15.
Com 33 pontos, conquistados em uma campanha quase perfeita com 11 vitórias em 12 partidas, a seleção comandada por Bernardinho ficou com a primeira colocação do Grupo D da competição. Os venezuelanos terminaram na lanterna da chave, com apenas cinco pontos (1 vitória e 11 derrotas).
Em jogo bastante disputado no primeiro set, a Venezuela saiu na frente, mas o Brasil teve uma atuação melhor do que sábado e fechou a parcial com mais tranquilidade com pontos importantes de saque e bloqueio.
No set seguinte, os venezuelanos mostraram mais concentração e equilibraram o jogo até o 13 a 13. A partir daí, o Brasil se encontrou em quadra e ganhou a parcial por 25 a 22. Com mais confiança, a seleção venceu o terceiro set com tranquilidade.
“Espero muito deste time renovado. A equipe está jogando com vontade de ganhar. Aos poucos estamos nos entrosando. Os mais novos aceitam o que falamos, isso é muito importante para equipe. Na fase final é que vamos ver o nível que estamos e o que devemos melhorar para chegar nas Olimpíadas”, declarou Giba, capitão do time.
FASE FINAL – Classificado com antecipação para a fase final da Liga Mundial, que será em Belgrado (Sérvia), o Brasil conheceu neste final de semana os seus rivais. A seleção integra uma chave com Cuba e Argentina. Na próxima quinta, o jogo será contra os cubanos e, no dia seguinte, contra os argentinos.
O outro grupo conta com Sérvia, Rússia e Estados Unidos, carrascos brasileiros nas finais da Liga Mundial e dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, no ano passado.
Os brasileiros tentam o oitavo título da competição e querem se igualar aos italianos como maiores vencedores de toda a história. O Brasil venceu nos anos de 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007.