Brasil bate recorde e vai à final do 4×100 no Mundial

O Brasil estreou com recorde na natação no Mundial de Esportes Aquáticos de Roma. Neste domingo, a equipe brasileira do revezamento, formada por César Cielo, Nicolas Oliveira, Guilherme Roth e Fernando Silva, marcou o tempo de 3m11s26 na eliminatória do 4×100 metros livre masculino e quebrou o recorde brasileiro, sul-americano e do campeonato na prova.

Os brasileiros superaram em mais de um segundo o tempo anterior, de 3m12s72, registrado pela equipe norte-americana no Mundial de 2007, em Melbourne. A equipe do Brasil, porém, ainda está distante do recorde mundial, marcado pelos Estados Unidos nos Jogos de Pequim, com 3min08s24.

Mesmo assim, o bom começo empolgou o campeão olímpico César Cielo. “O início foi ótimo. Era o que a gente precisava. Isso mostrou que a gente veio desta vez para ganhar medalha, não veio para participar”, comentou.

Com o tempo de 47s39, Cielo, que abriu o revezamento, quebrou o recorde sul-americano e do campeonato nos 100m livre. A melhor marca do brasileiro era de 47s60, registrado em maio, durante o último Troféu Maria Lenk.

Fernando Silva também festejou a estreia com recorde. “Acho que não podia ser melhor. Como o Cesão [Cielo] fala a primeira caída é a mais difícil. Na hora que a gente entra é aquela ‘muvuca’ toda. E nós caímos na série da Itália!”, destacou o nadador.

Na eliminatória, o Brasil liderou a prova, nadando ao lado de Estados Unidos, África do Sul e Itália. A equipe americana não contou com Michael Phelps. Já a França, que fez o segundo tempo das eliminatórias, entrou na piscina sem o recordista mundial dos 100m livre, Alain Bernard, e do recordista mundial dos 50m, Fred Bousquet.

A final do revezamento 4×100 metros será disputada ainda neste domingo a partir das 13 horas (horário de Brasília).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna